Comprar ou alugar um imóvel: qual é a melhor opção?

Se você está em dúvidas se é melhor comprar ou alugar um imóvel neste momento, saiba que alguns aspectos precisam ser analisados antes da escolha.

E, para ajudá-lo nessa importante decisão, listamos algumas vantagens e desvantagens, tanto do aluguel, quanto da compra de um imóvel.

Dessa forma, você terá o apoio necessário para escolher a melhor opção.

Comprar ou alugar: conheça as vantagens e desvantagens

Primeiramente, não há decisão certa nem errada por decidir comprar ou alugar um imóvel.

Tudo vai depender do seu momento atual, seus objetivos futuros e o que mais se adapta às necessidades próprias e familiares.

Esta é uma decisão que só você pode tomar. Entretanto, ao considerar alguns fatores, além das condições financeiras, você será assertivo na escolha.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada opção.

Vantagens da compra

Entre as vantagens de adquirir um imóvel, está a liberdade de personalizar a planta para deixá-la do jeito que você deseja, afinal, o imóvel é próprio.

A construção do patrimônio também entra para a lista de vantagens, visto que ao comprar um imóvel, você está investindo em algo que será seu futuramente.

Além disso, a segurança do investimento em comparação às outras categorias de aplicações e a valorização constante dos imóveis também são considerados pontos positivos.

Vantagens do aluguel

Uma das vantagens de alugar um imóvel é a liberdade para se mudar mais rápido e sem correr o risco de ter os custos dobrados até que o imóvel próprio seja alugado ou vendido.

Além disso, o processo de locação de um imóvel é menos burocrático que o de compra, visto que possui linhas de crédito facilitadas, que não envolvem bancos ou terceiros. Portanto, esta também é uma boa vantagem.

Desvantagens da compra

Adquirir um imóvel é um compromisso de longo prazo e, se não houver o devido planejamento para a compra, pode se tornar um problema.

Ou seja, estar comprometido com uma dívida de alguns anos é considerado uma desvantagem. Principalmente, se não houver planejamento financeiro

Além disso, como mencionado anteriormente, quem possui um imóvel próprio e tiver a necessidade de se mudar, pode ter despesas um pouco maiores até que o imóvel próprio seja alugado ou vendido.

Desvantagens do aluguel

Entre as desvantagens de alugar está a sensação de instabilidade, pois o proprietário pode solicitar a saída do imóvel a qualquer momento após o cumprimento do primeiro ano obrigatório.

Para aqueles que gostam de deixar o lar do seu jeito, o aluguel também não é vantajoso, pois não há motivos para investir na melhoria de um imóvel que não é próprio e, caso a alteração seja feita sem autorização do proprietário, há risco do inquilino perder dinheiro.

Isso porque, se a alteração não for aprovada posteriormente, além de ter gasto para fazer, o inquilino também terá que gastar para corrigir, pois o imóvel precisa ser entregue nas mesmas condições em que foi recebido.

Expansão do mercado imobiliário favorece a compra de imóveis em 2021

Além dos pontos citados, você também deve considerar as condições do mercado imobiliário na decisão de comprar ou alugar um imóvel.

Isso porque, dependendo do momento do mercado, a compra pode ser muito vantajosa.

Nesse sentido, é importante analisar as taxas de juros, crescimento econômico, inflação e outros indicadores financeiros, pois influenciam nos financiamentos imobiliários.

Por exemplo, o momento atual é considerado favorável para comprar um imóvel, pois a Taxa Selic em baixa favorece a redução dos juros bancários e o crédito imobiliário fica mais acessível.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar, que tal conhecer as oportunidades da Lumis Construtora e Urbanismo?

Acesse o portfólio e conheça os empreendimentos residenciais e comerciais localizados nos bairros mais valorizados na Grande Florianópolis e em Tubarão, no sul de Santa Catarina.