Trabalho e família: aprenda 7 dicas para conquistar mais qualidade de vida

Trabalho e familia

Auxiliar na lição escolar dos filhos, reuniões intermináveis, cuidar da casa, levar os filhos para a escola e outras atividades, trabalhos atrasados, contas que não param de chegar e aquele engarrafamento de horas.

Não é nada fácil conciliar todas essas coisas e isso fica cada vez mais claro. Mas, neste texto, apresentaremos 7 dicas importantes para equilibrar a sua vida profissional com a vida pessoal, e o melhor: com o benefício de mais qualidade de vida.

  1. Estabeleça uma rotina

  2. Um dos principais problemas de quem não consegue se organizar com as atividades do trabalho e o convívio familiar é a falta de uma rotina clara e objetiva.

    É necessário que o seu tempo seja otimizado e que as suas atividades, sejam profissionais ou pessoais, possam ter um planejamento certo.

    Comece com um planejamento mensal, com as metas globais para este período. Em seguida divida as metas por semanas e, posteriormente, monte um plano de ação por dia para atingir cada meta estabelecida. Vale usar recursos como agenda física ou no celular, post it, planner, enfim, tudo que lhe ajude a seguir o planejado. 

  3. Invista em sua rede de apoio

  4. Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Fato! Não tenha vergonha de pedir ajuda de alguém de sua rede de apoio. Outro ponto super importante é aprender a delegar as funções. Divida as tarefas e a dica de ouro: deixe tudo bem claro com todos. Comunicação nessas horas é fundamental para evitar frustrações. 

    É melhor você fazer menos, mas bem feito, do que querer abraçar o mundo e entregar algo com qualidade inferior.

  5. Faça em casa, o que você fazia no trabalho

  6. Ao trabalhar em casa precisamos manter alguns hábitos que tínhamos no ambiente de trabalho como, por exemplo, as pausas para um cafezinho ou para reabastecer a garrafa de água. 

    Tente investir na técnica pomodoro. Ela propõe uma divisão da jornada em intervalos de 25 minutos. Durante esses bloquinhos de tempo, uma determinada tarefa deve ser realizada ininterruptamente. Ao fim de cada período, é feita uma pausa de 5 minutos e, ao final de cada 4 blocos de 25 minutos, uma pausa de 30 minutos.

    São esses breaks que fazem com que o estresse e a ansiedade diminuam e que a nossa criatividade floresça. Só não abuse das pausas para tudo não virar um bola de neve

  7. A tecnologia como aliada

  8. Muito se fala em tecnologia, mas como usá-la a nosso favor nesse momento? Invista em equipamentos que possam otimizar a sua vida, seja no trabalho com um computador mais ágil, internet mais veloz, monitores que tragam mais conforto visual; ou em casa como airfryer, que vai agilizar seu almoço, ou robôs aspiradores, que farão seu serviço e te proporcionará uns minutos a mais de descanso. 

    Se possível, tenha um escritório bem equipado e com a única função de ser seu local de trabalho. Assim, fora dele você poderá utilizar todo o seu tempo com a sua família.

  9. Imponha limites

  10. É importante estabelecer limites tanto no que esperam de você, quanto no que você espera de si. Não se cobre muito, não estabeleça padrões inalcançáveis. Não tenha medo de priorizar a sua saúde mental e física.

  11. Invista em férias com a família

  12. Todo mundo precisa descansar. Tire alguns dias para viajar com quem ama para recarregar suas energias.

    Mas lembre-se hein, férias é para descansar, nada de ficar checando seu e-mail a cada minuto ou quebrando a cabeça para resolver aquele problema da empresa.

  13. Pratique uma atividade física e/ou hobby

Nem só de trabalho se vive. Busque sair um pouco da rotina estressante de trabalho, tenha um hobby: toque um instrumento, leia livros, faça meditação, aprenda um novo idioma.

Comece a se exercitar em família. Nunca é tarde para cuidar do corpo e da alma. Praticar esportes além de proporcionar mais saúde, vai fazer você dormir melhor, manter a mente mais afastada dos problemas diários e ainda vai perder uns quilinhos.

Viu só? Não é tão difícil quanto parece, siga essas dicas e veja como a sua vida poderá ficar mais organizada e equilibrada. 
Para mais dicas como essa, acesse nosso site.