Redução da Taxa Selic: é um bom momento para investir em um imóvel?

Adquirir um imóvel exige planejamento. Ter um bom plano financeiro e avaliar os principais fatores que podem impactar no preço final do imóvel é essencial para evitar um mal investimento.

Dentre os fatores importantes a serem analisados, encontra-se a Taxa Selic. É com base nessa taxa que os juros de financiamentos bancários podem aumentar ou diminuir.

Entenda como a redução da Taxa Selic pode ser uma excelente oportunidade para investir na compra do seu imóvel neste momento.

O que é a Taxa Selic?

A Taxa de Juros Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é o índice básico de juros da economia brasileira e serve de referência para determinar todas as outras taxas de juros do país como crédito, cheque especial e financiamentos bancários.

Como a Taxa Selic é calculada?

As alterações na Taxa Selic ocorrem devido a necessidade de adequá-la ao cenário da economia, obter equilíbrio e garantir que o dinheiro continue em movimento.

Quem define o valor da Taxa de Juros Selic é o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Este comitê se baseia em diversos indicadores econômicos do país para chegar em um percentual.

A decisão ocorre a cada 45 dias, quando eles se reúnem para definir se a taxa diminui, se mantém estável ou aumenta.

Redução da Taxa Selic: como isso impacta na negociação de um imóvel?

Com a Taxa Selic em alta, os juros dos financiamentos bancários também aumentam e dificultam a aquisição de propriedades e outros bens de consumo. Já a sua redução causa o efeito contrário, pois visam estimular o consumo e acelerar a economia.

Devido à pandemia do coronavírus, a economia se encontra fragilizada e, por conta disso, houve uma nova redução da taxa com o intuito de acelerar o mercado.

No mês de maio, o Copom decidiu diminuir a Taxa Selic de 3,75% para 3,00% ao ano, o menor patamar histórico já registrado.

O mercado imobiliário está diretamente relacionado com a Taxa Selic, pois com a redução desse indicador, consequentemente as taxas de juros dos financiamentos bancários também diminuem.

Ou seja, considerando que os produtos do mercado imobiliário possuem um alto valor de investimento, os bancos tendem a ofertar mais crédito.

Afinal, é um bom momento para investir em um imóvel?

Apesar do cenário causado pela pandemia do coronavírus, adquirir um imóvel tem se mostrado uma ótima oportunidade de investimento, principalmente com a Taxa Selic em seu nível mais baixo já registrado (e que pode sofrer alterações já na próxima reunião do Copom, prevista para junho).

Mas, além de obter um financiamento com juros reduzidos neste momento, investir em um imóvel também é rentável por outros motivos:

  • Um imóvel é um patrimônio com boa chance de valorização, principalmente se a propriedade se encontra em uma região com alto potencial de crescimento;
  • Ativo de baixa sensibilidade às instabilidades econômicas, ou seja, não se desvalorizam mesmo em tempos de crise;
  • Apesar da Covid-19, há boas oportunidades no mercado. É possível comprar um imóvel com condições especiais e juros baixos.

O Grupo Lumis está lançando o “Imóvel Moeda Forte”. Uma oportunidade para realizar o desejo de adquirir o seu imóvel com condições especiais e redução das taxas de juros bancárias. Acesse aqui e conheça essa grande oportunidade.