Como acertar na escolha da localização do terreno empresarial?

Comprar um lote empresarial pode ser uma excelente ideia, tanto para quem precisa de um espaço para a própria empresa quanto para quem quer investir, revender ou alugar o espaço. Para que o retorno seja satisfatório, é importante ficar atento à localização do terreno.

Para qualquer tipo de imóvel, a localização é um fator-chave que define a valorização e a facilidade em vender ou alugar o local. Para um lote empresarial, esse quesito é ainda mais importante. Afinal, a localização do terreno também faz parte da estratégia do negócio.

Quer entender como escolher uma boa localização para um lote empresarial e ainda conhecer uma localidade que está em alta no momento? Acompanhe até o fim!

Os quesitos chaves para uma boa localização do terreno

Veja 3 quesitos que você deve observar ao investir em um lote empresarial.

  • Desenvolvimento da região nos últimos anos

Quando uma região tem atraído empresas e investimentos nos últimos anos, a tendência é que ela continue crescendo por algum tempo. Portanto, ao comprar um lote empresarial, preze por uma área promissora e que tem tudo para se tornar ainda mais atrativa nos próximos anos.

  • Infraestrutura da cidade e das proximidades

Ter uma boa infraestrutura à disposição é um pré-requisito para a maioria das empresas. Afinal, é preciso garantir a entrada e saída de mercadorias, o fácil acesso de funcionários e clientes, rapidez na logística etc.

Portanto, ao escolher um lote comercial para investir, pense na proximidade com rodovias, portos e aeroportos, facilidade de acesso, e a presença de outras cidades no entorno que também são atrativas para os negócios.

  • Potencial de valorização

Ao comprar um lote comercial logo após o lançamento, você pode obter bons preços e tem a expectativa de boa valorização. Em vez de comprar em áreas que já estão saturadas e custam uma fortuna, considere a possibilidade de comprar em áreas em desenvolvimento, cujo potencial de valorização é ainda maior.

Motivos para investir em lote empresarial em Santa Catarina

Desde 2017, o PIB brasileiro vem crescendo cerca de 1% ao ano, mas o PIB do estado de Santa Catarina cresce quase 4 vezes mais, cerca de 4% ao ano. As cidades de Joinville, Itajaí e Florianópolis são os destaques do estado e tiveram desempenho muito acima da média nacional nos últimos três anos.

O estado também subiu posições no ranking nacional de PIB per capita e atualmente tem o 3° maior PIB per capita do país. Em números absolutos, o PIB de Santa Catarina é o 6° maior do Brasil.

Todo esse crescimento não acontece por acaso. Santa Catarina está estrategicamente posicionada e conta com um pólo industrial forte. A presença de portos e aeroportos, além do investimento em ampliação da malha viária e melhoria da infraestrutura, tornam a região atrativa para muitas empresas em termos de logística.

Não por acaso, os imóveis em Santa Catarina tem valorização muito superior à média nacional. Enquanto em 2019 os imóveis tiveram, na média nacional, valorização praticamente nula, cidades como Itajaí, Florianópolis e Balneário Camboriú tiveram valorização de mais de 3% no ano. Floripa foi, inclusive, uma das capitais brasileiras com melhor desempenho.

Portanto, quem está buscando imóveis para investir não pode deixar de considerar Santa Catarina entre suas opções. Com uma economia forte e tendência de valorização, o seu dinheiro com certeza estará bem investido no estado. Conheça os empreendimentos da Costa Sul Urbanismo no estado catarinense.