Infraestrutura de loteamento: entenda a importância para desenvolver bairros planejados

Com o objetivo de oferecer bem-estar aos futuros moradores, uma construtora de qualidade prioriza a infraestrutura de um loteamento, planejando e executando adequadamente cada etapa, a fim de garantir a máxima eficiência.

Entre os itens que compõem uma infraestrutura de qualidade, estão: drenagem pluvial, rede de esgoto e iluminação.

Ou seja, junto com a localização privilegiada, as vias pavimentadas e a variedade de áreas de lazer, essas estruturas também contribuem para o desenvolvimento dos bairros planejados, tornando-se uma grande vantagem para os moradores.

A importância de uma infraestrutura bem planejada no loteamento

É muito importante que toda infraestrutura seja bem planejada e executada. Pois, além de garantir o bom funcionamento do loteamento, também promove qualidade de vida aos moradores e gera valorização imobiliária.

A seguir, vamos apresentar algumas das estruturas presentes em um loteamento bem planejado e de qualidade.

Sistema de Drenagem Pluvial

A primeira estrutura é o sistema de drenagem pluvial, construído com o objetivo de escoar as águas das chuvas e impedir que provoquem enchentes, inundações, entre outros problemas.

Todo o projeto é executado por engenheiros especialistas, que fazem cálculos com base na vazão da bacia hidrográfica, no índice pluviométrico histórico, na topografia do terreno e na taxa de permeabilidade do solo após a ocupação.

Na prática, esta é uma das primeiras etapas da construção de um loteamento, sendo executada totalmente em solo subterrâneo.

Rede Coletora de Esgoto

Outra estrutura muito importante na composição de um loteamento é a rede de esgoto, pois, além de garantir a saúde das pessoas que moram na região, também promove a preservação do meio ambiente.

Isso acontece porque a rede de esgoto é a ligação responsável por conectar as tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos à rede pública, destinando corretamente os efluentes para as estações de tratamento de esgoto.

Iluminação Pública

Por fim, a rede de iluminação também tem influência na qualidade da infraestrutura de um loteamento.

Isso porque, além de trazer segurança aos moradores, que podem transitar pelas ruas à noite, a iluminação também melhora a estética do loteamento, que se torna visualmente mais bonito e bem cuidado.

Costa Sul Urbanismo: qualidade na entrega de loteamentos completos

A Costa Sul Urbanismo é uma das empresas do Grupo Lumis e possui 11 anos de experiência em planejamento e construção de loteamentos residenciais e comerciais na Grande Florianópolis e no sul de Santa Catarina.

Todos os empreendimentos são entregues com infraestrutura completa composta por rede de água, iluminação pública, rede coletora de esgoto e sistema de drenagem pluvial.

Além disso, os empreendimentos localizam-se em regiões estratégicas, possuem excelentes áreas de lazer e metragens variadas, que atendem todos os tamanhos de construções.

Acesse o site e conheça os empreendimentos da urbanizadora na Grande Florianópolis e no sul de Santa Catarina.