Horta em casa: benefícios para a saúde e bem-estar da família

Além de ser terapêutico e de incentivar bons hábitos alimentares, cultivar uma horta em casa traz muitos outros benefícios.

E se você pensa que apenas a sua saúde física está sendo beneficiada, saiba que a saúde emocional e até mesmo a sua casa também ganham.

Venha conhecer as vantagens de cultivar uma horta na sua residência, além de dicas de temperos para plantar e um passo a passo para criar a sua!

Ganhos de fazer uma horta em casa

Ter o hábito de cuidar dos temperos e utilizá-los na alimentação diária da família traz ganhos para a saúde de todos. Veja alguns benefícios:

Alimentação saudável

Já imaginou poder cozinhar com temperos naturais e hortaliças fresquinhas todos os dias? É isso que uma horta caseira vai proporcionar a você: alimentos livres de agrotóxicos e mais saudáveis.

Atividade terapêutica

A saúde mental também é beneficiada com essa atividade, visto que cultivar plantas é considerado uma terapia por trazer descontração e aliviar o stress diário.

Interação com a família

Outro benefício de ter uma horta em casa é poder interagir com os filhos e ensiná-los a cuidar de plantas desde cedo, além de mostrar o valor dos alimentos frescos.

Economia nas compras

Os temperos cultivados em casa não precisam ser comprados em supermercados ou feiras, o que proporciona maior economia para a família nas compras mensais.

Beleza para o jardim

Por fim, a horta também pode servir como decoração para a sua residência. Um bom exemplo de tempero é a pimenta, que possui tons de amarelo, vermelho e alaranjado e fica muito bonita para deixar o jardim mais colorido.

Horta em casa: a pimenta é um ótimo exemplo de tempero para plantar. Fonte: Brasil Nativas

E aí, já está com vontade de ter sua própria horta caseira? A seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para criar a sua!

Passo a passo: como criar sua horta em casa

Antes de começar a fazer sua horta, é preciso pensar em alguns detalhes para facilitar a montagem e a manutenção dela.

Afinal, os temperos também são formas de vida e precisam de cuidados específicos para se manterem em desenvolvimento.

O primeiro passo é escolher o lugar para montar sua horta. O ideal é que seja um local que receba luz solar, calor e tenha uma fonte de água próxima.

Em seguida, escolha as espécies que você quer plantar. Alguns exemplos são: orégano, manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, alface, rúcula, pimenta, brócolis, cenoura, batata, beterraba, entre outros.

Para iniciar o plantio, você vai precisar de terra, composto orgânico e itens de jardinagem. Misture a terra ao composto orgânico, cave um buraco para colocar a muda e feche com a terra adubada.

Lembre-se: cuide da horta adubando a terra, podando as folhas e utilizando produtos adequados para evitar o surgimento de pragas e insetos.

Mantendo esses cuidados, sua horta crescerá forte e poderá oferecer alimentos saudáveis para você e sua família!

Gostou do conteúdo? Siga o Facebook e o Instagram da Costa Sul Urbanismo para ver mais dicas sobre cuidados com a casa, mercado imobiliário, empreendimentos da empresa e muito mais!