Home Office: Como montar um escritório em casa

A forma de trabalhar vem se modificando com o passar dos anos, com tanta tecnologia é possível trabalhar de casa ou até mesmo de outro país. A comunicação entre funcionário e empresa é fácil e ágil. Por isso, é comum conhecer pessoas que são freelancers ou trabalham alocados em um escritório montado em casa. Maior flexibilidade de horário, ambiente mais confortável capaz de fornecer mais inspiração e produtividade chamam a atenção na hora de planejar o cômodo onde o profissional irá desenvolver as atividade do dia a dia.

Na mesma bancada da TV na sala de estar, como um aparador atrás do sofá, em um espaço embaixo da escada, no quarto ou até mesmo em um ambiente totalmente planejado para isso, o home office, ganha cada vez mais espaço nas casas e apartamentos. São diversos estilos, personalidades e modos de montar um ambiente de trabalho capaz de aumentar a produtividade de um profissional.

Esses espaços costumam traduzir a personalidade do profissional, ambientes modernos, descontraídos, minimalistas e clássicos estão entre os mais planejados. Outros fatores que são levados em consideração são o conforto, iluminação, organização e um espaço aconchegante, pois é ali que o profissional passará muitas horas do seu dia.

A decoração do espaço é imprescindível. Com possibilidade de comprar o ambiente pronto em lojas, muitas pessoas gostam de planejar tudo, a escolha do local, móveis, cores nas paredes, estilo e muito mais.

Confira todas as dicas para deixar o seu home office bonito, confortável e funcional para o dia a dia:

ILUMINAÇÃO

Essencial para deixar o ambiente aconchegante e agradável, a iluminação do espaço contribui para o bom desempenho do profissional durante a sua jornada de trabalho. Cômodos que possuem luz natural são os mais cotados para isso, pois são agradáveis aos olhos e economiza energia. Pontos de luz perto da mesa e pendentes dão a sensação de conforto.

MESA

Principal móvel do ambiente, as mesas dão personalidade ao local. Sendo o material de madeira, vidro ou metal, os estilos são os mais variados. Podem compor uma bancada inteira, ser toda de vidro, sustentação de madeira e tampo de vidro, madeira rústica ou de demolição, cavaletes com tampo, vai depender do tipo de decoração que está sendo planejado.

CADEIRA

Indispensável para o ambiente, as cadeiras devem ser extremamente confortáveis para o profissional que ficará sentado por horas. Por isso, se faz necessário ter modelos que possibilitem o profissional ficar com a postura adequada enquanto trabalha no computador. As mais comuns são aquelas que possuem encosto para a cabeça e costas, além de almofadas.

ARMÁRIOS

Um dos itens que possibilitam a organização do ambiente são armários. Utilizados para guardar documentos de clientes, contratos, pesquisas e livros. Conta também como parte da decoração do espaço de trabalho.

CORES

As cores de cada ambiente podem variar de acordo com cada planejamento de espaço. Paredes brancas, por exemplo, são fáceis de combinar com móveis que possuem cor. Para ambientes mais modernos, paredes com cimento queimado, cores mais escuras, papel de parede também pode ser uma opção.

OBJETOS DECORATIVOS

O ponto chave final para a decoração são os objetos que irão compor o ambiente. Quadros, abajures, livros, objetos pessoais que transmitem a personalidade para o espaço.

ORGANIZAÇÃO

Indispensável em qualquer ambiente, manter o ambiente de trabalho organizado faz com que as horas trabalhadas sejam mais prazerosas.