Confira 4 dicas de jardinagem para dentro e fora de casa

Depois de um longo dia de trabalho, várias horas gastas em um congestionamento ou um olhar distante para os arranha-céus da cidade, muitos suspiram e falam: “ah! Como eu queria relaxar em um lugar rodeado pela natureza”. Esse desejo de estar próximo ao verde é tão inato do ser humano quanto a vontade de comer ou dormir. Porém, se não podemos ir até a natureza, então daremos dicas de jardinagem para trazê-la até nós.

Neste artigo, ensinaremos como criar um jardim particular nos limites do seu lar doce lar. Seja para apreciar, ler ou tomar um chá juntinho com a família. Acompanhe os próximos tópicos!

Inspire-se com as nossas dicas de jardinagem

Tem uma frase no livro “O jardim secreto” que diz: “onde se cuida de uma rosa, uma flor de cardo não consegue florescer”. O significado dessas palavras indica que atitudes nobres impedem que coisas ruins aconteçam. O que isso tem a ver com a jardinagem? Bem, cultivar um jardim favorece a paz e a tranquilidade dentro de casa, expulsando o estresse.

A importância de espaços verdes na vida dos moradores das áreas urbanas é comprovada por alguns estudos apresentados em um artigo da revista Veja. Esses dados mostram que a saúde mental melhora muito no contato com a natureza. Quer criar um cantinho verde para chamar de seu? Daremos as dicas.

1. Jardim vertical

Quando o espaço externo da residência é pequeno ou não existe, uma boa pedida é um jardim vertical. Alguns o utilizam também para decorar ambientes com os representantes da natureza. Esse tipo de jardim se adapta bem em varandas, espaços gourmet, sala, espaços vazios que ligam cômodos e até no quarto.

Caso o jardim receba uma boa iluminação solar, as orquídeas-grapete e o lambari-roxo, são as plantas ideais. Já nos ambientes de meia-sombra, pode-se utilizar a samambaia e a chuva-de-ouro. Quantos aos materiais, blocos pré-moldados ou de cerâmica, treliças e estrutura modular, comporão o visual do jardim.

2. Iluminação

Além da iluminação natural, o jardim precisa de luzes artificiais para destacar a sua beleza durante a noite. Uma dica básica é usar lâmpadas LED bem posicionadas em plafons, arandelas ou refletores. Dependendo das cores encontradas nas flores, é possível direcionar uma luz que combine ou ressalte as tonalidades. Por exemplo, uma rosa fica deslumbrante quando é atingida por um feixe de luz roxa.

Outra possibilidade é instalar spots para demarcar o caminho entre o jardim. Além disso, pontos de luz estrategicamente colocados nas paredes, sob pequenos espelhos d’água ou próximos a plantas-coringa, chamarão a atenção para as partes mais belas do jardim.

3. Vasos

Os vasos têm, pelo menos, dois objetivos: dar mobilidade e charme para o jardim. Com respeito a mobilidade, os vasos permitem que o posicionamento das plantas seja modificado dando uma nova “roupagem” para o ambiente.

Já o charme vem por conta do designe da peça. Existem vasos de madeira, cerâmica, bambu e outros materiais, que “conversam” bem com as plantas, inclusive favorecem combinações com as tonalidades das flores. Alguns podem ficar no chão, outros suspensos, mas o que conta mesmo é posicioná-los com elegância.

4. Móveis

Melhor do que ter um jardim é poder relaxar no meio dele, concorda? Para isso, é preciso colocar alguns móveis, como cadeiras, mesas, banquinhos ou espreguiçadeiras. Uma sugestão é optar pela madeira que dar um tom mais natural ao jardim. Caso haja uma forte incidência de luz solar, ombrelones podem amenizar a temperatura. Dessa forma, as horas passadas no jardim serão agradáveis e cheias de momentos especiais.

Um bom projeto de jardinagem poderá tornar os espaços mais pessoais, traduzindo a personalidade e os costumes da família e encantando a todos que o observarem. Melhor ainda, será um refúgio dentro da cidade grande.

Gostou das dicas de jardinagem do nosso artigo? Quer morar em residenciais que tem lindos projetos paisagísticos? Então, você precisa conhecer os imóveis do Grupo Lumis. Entre em contato com os nossos consultores!