Como construir uma casa sustentável?

É importante pensar na sustentabilidade ao construir novas residências. Afinal, mais do que promover economia, uma casa sustentável ajuda a proteger o meio ambiente e a preservar a natureza para as próximas gerações.

Neste texto, você vai conhecer algumas dicas simples para aplicar na construção ou reforma da sua casa e torná-la mais sustentável.

Casa sustentável: como aplicar a sustentabilidade na construção

Cada vez mais, a sustentabilidade está sendo aplicada na construção civil como uma forma de promover cuidado com a natureza, através do uso consciente dos recursos naturais e da geração de menos resíduos.

Com isso, não apenas a natureza ganha, mas também as pessoas. Elas passam a aproveitar melhor os recursos, mas sem prejudicar sua conservação.

Quer construir uma casa sustentável? Veja essas dicas e dê o primeiro passo!

  1. Aproveite a luz solar ao máximo

Se atente à posição solar do terreno para conseguir aproveitar a luz do sol ao máximo. Aliado a isso, a instalação de janelas grandes contribui para que os ambientes estejam sempre bem iluminados e evita acender lâmpadas muito cedo.

  1. Instale placas de energia solar

Os painéis solares são grandes aliados da economia e da sustentabilidade, pois produzem a energia necessária para sustentar a residência.

Além disso, também pode gerar uma renda extra, visto que parte da energia produzida – que não é utilizada pela residência – pode ser vendida para a companhia elétrica.

  1. Invista em paisagismo

Mais do que promover contato com a natureza, o paisagismo possui uma função muito importante em uma casa sustentável: trazer conforto térmico aos ambientes.

Um exemplo bem utilizado nas construções são os telhados verdes. Este recurso é capaz de diminuir a temperatura interna do ambiente em até 5,3°C e aumentar a umidade do ar em 15,7%.

  1. Utilize torneiras e descargas econômicas

Outra dica simples que você pode incluir na casa nova ou na reforma. As torneiras com arejadores fazem o ar se misturar a água, diminuindo seu fluxo, mas mantendo a pressão e gerando economia.

Já as descargas duplas possuem dois botões, um de 3 litros de água para dejetos líquidos e outro de 6 litros para dejetos sólidos. Esses botões são acionados de acordo com o uso, evitando o desperdício de água nas descargas.

  1. Reaproveite a água das chuvas

O sistema de reaproveitamento da água das chuvas é bem conhecido quando o assunto é sustentabilidade. Captar a água para lavar a garagem, áreas de lazer ou calçadas; regar o jardim e utilizar na descarga dos vasos sanitários é uma boa forma de aplicar a sustentabilidade ao dia a dia.

  1. Crie uma composteira orgânica

A compostagem é um processo de reciclagem orgânica que ajuda a reduzir o lixo e a emissão de gases do efeito estufa. Consiste em transformar o lixo orgânico produzido nas residências em adubo natural. Além de ser um processo totalmente higiênico, também é uma boa forma de destinar o lixo orgânico.

  1. Reciclagem

Uma casa sustentável também se faz com ações diárias e a reciclagem é uma delas. Separar o lixo seco do orgânico e descartá-los corretamente é uma atitude simples que contribui muito para um mundo melhor e mais sustentável.

Conclusão

Não é à toa que a preservação do meio ambiente é um tema cada vez mais discutido nos dias de hoje.

A Costa Sul Urbanismo, uma das empresas do Grupo Lumis, constrói loteamentos desde 2010 e investe na sustentabilidade em cada projeto, através da construção de infraestruturas completas, criadas para reaproveitarem os recursos naturais e gerarem economia aos moradores.

Acesse a página de lançamentos e conheça os empreendimentos da loteadora.