Construir para alugar: como funciona este modelo de investimento?

Investir em imóveis é uma prática muito comum no Brasil, pois os imóveis são uma excelente opção para obter bons rendimentos, visto que sempre ganham valor com o passar do tempo.

Contudo, você sabia que há grandes vantagens em investir em um terreno e construir para alugar? Ou que, através do modelo de contrato “built to suit” (construído para servir, em tradução), você pode iniciar a construção do imóvel comercial já tendo um locador a longo prazo?

Se você é investidor e quer encontrar as melhores oportunidades para rentabilizar seus negócios, continue a leitura. Vamos mostrar como você pode fazer isso.

Por que investir em terrenos e construir para alugar?

Já diz o velho ditado: “quem compra terra, não erra”. Esta frase é muito pronunciada por quem procura lotes para construção de sua futura moradia ou apenas para aumentar sua carteira de bens duráveis.

Porém, sob o olhar do investidor, o significado deste ditado precisa estar relacionado com o retorno financeiro. Afinal, não adianta comprar um “pedaço de terra” que não vai gerar renda após determinado período.

Construir ou investir em um imóvel pronto?

Essa é uma questão bem importante a ser tratada. Comprar um imóvel pronto diminui o tempo investido no negócio e possibilita sua divulgação e locação mais rápido.

Em contrapartida, investir em um terreno e construir para alugar o imóvel posteriormente envolve mais tempo dedicado, mas também economia em termos de capital investido, visto que alguns custos não são aplicados.

Além disso, adquirir um terreno empresarial ou comercial e construir para alugar é uma excelente forma de rentabilizar o dinheiro, principalmente se o objetivo é a construção de salas comerciais, pois obtendo um número razoável de salas, você poderá viver da renda gerada pelos aluguéis dessas propriedades.

Em suma, a opção escolhida vai depender do tempo hábil que você, investidor, possui até o momento da divulgação do imóvel construído.

Se tiver um prazo curto, comprar um imóvel pronto para alugar pode ser uma boa opção. Mas se tiver mais prazo, há grandes vantagens em comprar o terreno para construir o imóvel.

Entenda como construir para alugar por um Contrato “Built to Suit”

Muitas organizações, principalmente dos ramos da indústria, logística e empresas que utilizam maquinário pesado, necessitam de uma estrutura física específica para desempenhar as atividades diárias, como piso especial para suprir altas cargas, por exemplo.

O modelo Built to Suit consiste no fechamento do contrato de locação com o cliente que, posteriormente, vai ocupar espaço, antes mesmo do início da obra.

Em outras palavras, você investe na compra de um terreno para construir uma estrutura sob medida para uma empresa (seja um espaço industrial para fabricação de produtos, centros de armazenagem e distribuição ou até mesmo um galpão) e obtém o rendimento dessa propriedade garantido por um contrato de longo prazo (em média 10 a 20 anos).

Geralmente, este tipo de contrato é procurado por empresas que precisam de um local adaptado para suas necessidades ao invés de ter que se adaptar a um imóvel pronto existente no mercado.

Sob o ponto de vista do investidor, que espera retorno do investimento alocado no projeto e remuneração pelo aluguel, a exigência feita ao locatário é a permanência no imóvel pelo prazo estipulado em contrato, tornando seguro este tipo de investimento.

Conclusão

Em síntese, apresentamos aqui algumas opções para você, investidor, que procura as melhores oportunidades para obter bons rendimentos. Porém, lembre-se: é primordial ter um bom planejamento inicial para não correr risco de construir e ter dificuldade para alugar o imóvel depois. 

Portanto, temos algumas dicas para auxiliar nesse processo:

  • Escolha a localização do imóvel com olhar atento às necessidades do cliente que vai ocupá-lo após a construção;
  • Analise o perfil do público que você quer atrair para alugar seus imóveis;
  • Escolha o tipo mais adequado de imóvel, de acordo com o público e quais estruturas ele necessita;
  • Defina um padrão de construção, de acordo com o ticket médio do seu público;
  • Pense em um projeto com maior aproveitamento de todo o espaço do lote;
  • Calcule corretamente o valor do aluguel, considerando alguns aspectos como localização, tipo do imóvel, padrão de construção, características específicas da edificação, entre outros.

Gostou desse texto sobre as vantagens de construir para alugar? Entre em contato com a Central de Vendas da Costa Sul Urbanismo e conheça nosso portfólio de loteamentos comerciais e empresariais em regiões estratégicas de Santa Catarina.