Comprar um imóvel à vista ou financiar: veja as vantagens e desvantagens

Sabemos que há uma linha tênue que define quando comprar um imóvel à vista é a melhor opção, quando comparada ao financiamento.

No entanto, há vantagens e desvantagens em cada uma que independem de condições externas, como a situação do mercado, por exemplo.

Nesse sentido, queremos mostrar as vantagens e desvantagens ao optar por uma delas. Dessa forma, você terá respaldo para considerar a melhor escolha.

Vantagens de comprar um imóvel à vista

  1. Não há compromisso com financiamento

Provavelmente, essa é uma das razões mais comuns para decidir comprar à vista. Afinal, você estará livre de um compromisso de longo prazo, como o do financiamento bancário.

  1. Agilidade na negociação

Negociar o pagamento à vista é mais rápido, pois não exige documentação e espera para aprovação de crédito. Portanto, a compra tende a ser mais ágil.

  1. Sem risco de perder o bem

No financiamento bancário, enquanto você não quitar todas as parcelas, o imóvel pertence ao banco.

Por outro lado, ao comprar o imóvel à vista, ele se torna seu assim que a propriedade é registrada em seu nome.

  1. Oportunidade de obter um desconto

Quando você tem a quantia completa para comprar o imóvel, há uma boa possibilidade de ganhar um desconto.

Inclusive, isso acontece também com os imóveis na planta, pois o pagamento à vista entra como um “investimento” na construção.

Ou seja, é interessante para a construtora oferecer o desconto em troca de um valor maior pago de uma única vez.

E, quais são as desvantagens?

  1. Falta de dinheiro “em caixa”

Em alguns casos, pagar um imóvel à vista pode trazer consequências negativas. Principalmente, se você utilizar todas as economias.

Afinal, você ficará sem uma reserva para emergências ou até mesmo para as despesas futuras, como a decoração do imóvel, por exemplo.

Então esse também é um ponto importante para avaliar antes da decisão final.

  1. Tempo de espera maior

Comprar um imóvel à vista exige planejamento financeiro e economia.

Nesse caso, a desvantagem não se refere diretamente a compra do imóvel, mas sim, ao tempo necessário para conseguir efetivar essa compra, pois o tempo decorrido para guardar o valor total é bem maior.

Vantagens de financiar um imóvel

  1. Ter recursos financeiros para emergências

Ao contrário da compra à vista, o financiamento bancário permite que uma parte do dinheiro seja reservada para a decoração do imóvel ou uma possível emergência.

Portanto, escolher um financiamento é uma boa opção se você não quer economizar novamente para conseguir mobiliar a futura residência.

Se o imóvel já estiver pronto ou com previsão de entrega para breve, essa é a opção mais viável.

  1. Investimento menor no ato da compra

Geralmente, o financiamento exige um valor de entrada – que, em alguns casos, pode ser parcelada até a entrega das chaves – mais o parcelamento do saldo pelo banco ou diretamente pela construtora.

Ou seja, inicialmente, você vai investir um valor menor para financiar do que investiria para comprar um imóvel à vista.

E, as desvantagens?

  1. Assumir um compromisso de longo prazo

Geralmente, os contratos de financiamento são longos e você precisará de planejamento e disciplina para assumir a despesa.

  1. Burocracia

Por envolver instituição bancária, é necessário apresentar diversos documentos e comprovações.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel à vista ou financiado, que tal saber mais sobre o mercado imobiliário e como está o momento para comprar imóveis?

Acompanhe a Lumis Construtora e Urbanismo no Facebook e Instagram. Por lá, você pode ver muitos conteúdos sobre as novidades do mercado imobiliário, nossos empreendimentos, entre outros temas.