Como se planejar para decorar a casa nova?

Após adquirir o terreno e construir a casa que você sempre sonhou, a próxima etapa é a decoração. Porém, antes de sair às compras, ter um planejamento para decorar a casa faz toda a diferença para não gastar mais do que o previsto ou exagerar nas compras.

É por isso que preparamos esse texto para você! Aqui você receberá dicas valiosas para se planejar antes de decorar o seu imóvel. Vamos lá?

O que considerar para decorar a casa?

Antes de tudo, é essencial que você faça uma lista de tudo que deve ser considerado na decoração da residência. Desde os itens maiores, como guarda-roupas, sofá e mesa até os itens menores, como talheres.

A seguir, separamos alguns tópicos para você!

Móveis

O primeiro item da lista precisa ser os móveis, já que eles compõem a maior parte da decoração da casa.

Para essa lista, considere primeiro os móveis indispensáveis, como, por exemplo: mesa, cadeiras, camas, guarda-roupas, sofá, rack ou estante, entre outros.

Além disso, não esqueça de prever móveis que tenham espaço para guardar objetos, pois eles são essenciais para manter a organização dos ambientes. Alguns exemplos são: armários aéreos, armários de canto, cômodas, etc.

Aqui é importante prestar atenção na quantidade e no tamanho dos móveis, pois se eles forem muito grandes, podem dar a sensação de que o espaço é menor do que realmente é.

Nesse sentido, após escrever a lista, vale rever cada móvel para avaliar se ele é mesmo essencial e se está adequado ao espaço onde será instalado.

Itens de decoração

Após definir a lista dos móveis, é hora de pensar nos itens decorativos para compor o ambiente. Além de considerar vasos, plantas, quadros e outros itens comuns, pense nos objetos menores que também fazem a diferença.

Alguns exemplos são: tapetes, cortinas, nichos e prateleiras. Escolher bem esses itens é fundamental, pois eles são responsáveis por dar um charme único ao ambiente.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Mais uma lista que não pode faltar quando o assunto é decorar a casa é a dos eletrodomésticos e eletrônicos.

Para essa lista, considere tudo que será utilizado no dia a dia, como, por exemplo: fogão, geladeira, máquina de lavar, televisor, micro-ondas, forno elétrico, etc.

Após descrever esses, comece a pensar nos eletrodomésticos que podem facilitar a sua rotina e você tem interesse em adquirir. Um exemplo é a lava-louças.

Utensílios domésticos

Por fim, considere os utensílios domésticos. Esses itens incluem panelas, copos, talheres, pratos, potes e tudo mais que for utilizado para cozinhar.

Você também pode considerar alguns desses utensílios como decoração para dar um charme à cozinha, como os porta-condimentos.

Dicas para decorar a casa com planejamento

Agora que você já sabe tudo o que deve ser considerado para decorar a sua casa nova, confira essas dicas para criar o seu planejamento de decoração.

Defina quanto você quer investir

Esse é o ponto principal de um bom planejamento. Ter em mente o valor máximo que você deseja investir vai ajudar a manter o controle na hora de comprar, além de deixar você mais focado para fazer as compras certas.

Pesquise em lojas diferentes e na internet

Por conta da ansiedade de terminar logo, é muito comum acontecer compras por impulso, o que acaba se tornando um inimigo do planejamento e, principalmente, do orçamento.

Por isso, um grande aliado de comprar com planejamento é se dar o tempo necessário para pesquisar preços em diversas lojas e também na internet.

Mas, se você pensa que essa dica vale só para as compras, saiba que ela também é válida para contratação de serviços, com uma nova pintura ou uma reforma para unir dois cômodos, por exemplo.

E aí, gostou das dicas? Acompanhe o Facebook e o Instagram da Costa Sul Urbanismo para encontrar mais dicas como essas e conhecer os loteamentos residenciais e comerciais da empresa na Grande Florianópolis e no sul de Santa Catarina.