Tenha uma carteira diversificada investindo em imóveis

Quem é investidor está sempre de olho nas melhores possibilidades, busca ter uma carteira diversificada, e quer estar seguro das suas escolhas, não é mesmo? Então, vamos direto ao assunto: 2020, mesmo diante da pandemia mundial, ainda continua sendo um o ano de oportunidades no mercado imobiliário. 

Para facilitar sua vida, pinçamos informações e dados que mostram quais são as perspectivas para os investimentos imobiliários este ano e apontam os motivos que estão por trás da recuperação deste mercado. Leia este texto e entenda o porquê imóveis são uma aposta de investimento lucrativa!

A retomada é numérica

Para começar, é fundamental traçar o panorama que dá base ao otimismo. Se observarmos o cenário dos últimos 20 anos, houve momentos excelentes e desafiadores para a cadeia da construção civil.

Entre 2006 e 2012, o setor viveu anos de ouro. O PIB teve um crescimento de 62% e, durante esse pico, a força produtiva chegou a agregar 3,5 milhões de trabalhadores. Uma realidade muito diferente da que se apontou entre 2013 e 2018, com encolhimento de cerca de 30% no PIB e eliminação de 1,2 milhões de postos de trabalho.

O fato é que, a partir de 2018, já era perceptível que o mercado imobiliário ganhava fôlego. Ou seja, a engrenagem da virada se configura há algum tempo, o que não faz da crença, mesmo diante de uma pandemia mundial, num grande 2020 mero entusiasmo.

Uma excelente prova disso vem dos resultados de 2019, que claramente consolidaram essa importante retomada e colocam este setor na mira dos investidores que buscam uma carteira diversificada e segura. Foi um ano em que o Produto Interno Bruto da construção civil cresceu 2%, com geração de empregos mapeada em 1,8%, o que engloba 2,3 milhões de trabalhadores.

Intenção de investimento é crescente, também em SC

A esse claro movimento de ascensão, comprovado pelos dados de expansão do segundo semestre de 2019, soma-se uma atmosfera macroeconômica favorável. A queda da taxa básica de juros e a ampliação do crédito reforçam a atratividade e a segurança do investimento em imóveis.

É um ciclo virtuoso em que uma economia mais aquecida sinaliza maior estabilidade  e aumenta a confiança. A ADIT Brasil e o Grupo Prospecta divulgaram, recentemente, a pesquisa Perspectiva do Mercado Imobiliário 2020

O levantamento ouviu 188 empreendedores de todo o Brasil e confirma o momento de salto. Para 68% dos entrevistados, nesse ano, o setor vai entrar no estágio da retomada com crescimento elevado. Tanto que 91% desse contingente tem intenção de investir ou empreender no mercado imobiliário.

E não é diferente com o empresariado de Santa Catarina. O presidente do Sinduscon da Grande Florianópolis, Helio Cesar Bairros,  garante que o estado viverá um ano de novas obras e contratações. Uma visão nada exagerada em se considerando os mais recentes levantamentos de dados do mercado.

Em relatório de janeiro, o FipeZap – índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que leva em conta o preço de imóveis anunciados – aponta que sete cidades de Santa Catarina registraram índices de valorização reais, ou seja, que superam os percentuais de inflação. Isso sem contar que Florianópolis ocupa a terceira posição nacional no ranking de alta dos preços, dentre as capitais.

É para não ter dúvida de que vivemos o momento ideal para investir em imóveis. Conheça os lançamentos da Costa Sul Urbanismo e faça já essa opção!