4 critérios para fazer um bom investimento em imóveis no mercado atual

Frente ao atual cenário econômico que o país está enfrentando por conta da pandemia causada pelo COVID-19 (coronavírus) em todas as áreas econômicas, muitas pessoas estão se perguntando se este é ou não é o melhor momento para realizar investimento no ramo imobiliário. 

Os especialistas recomendam cautela e muita análise. Especialmente porque com a atual queda do juros, que se encontra em um nível muito abaixo do que se previa no começo do ano, e que ainda pode cair mais, muitas empresas estão liquidando imóveis sem pensar muito no preço, o que abre uma oportunidade de compra por preços muito convidativos. Mas, antes de sair comprando, é importante você avaliar os quatro critérios que preparamos. Continue lendo e descubra como fazer um bom investimento imobiliário. 

 

  • Localização

O primeiro critério a ser observado em um imóvel é a localização. De forma geral, quanto melhor a localização e o padrão do empreendimento, mais rápida sua recuperação em um cenário pós-recessão. Com o mercado imobiliário em alta, cidades maiores e com economias mais diversificadas tendem a se recuperar mais rápido. 

Não basta, no entanto, definir apenas a cidade. É preciso verificar quais são os bairros com maior potencial de valorização na hora de escolher um imóvel. O ideal são bairros menos maduros ou que passaram por mudanças recentes que podem impulsionar a região, como o surgimento de comércios e empresas.

 

  • Documentação do imóvel

Investir em imóveis é formal e burocrático, mas também traz uma sensação maior de segurança e independência. Para fazer uma boa compra, verifique se toda a documentação do imóvel – como habite-se e matrícula do imóvel – está em dia e se não existem dívidas ou pagamentos pendentes. 

Entre os documentos que devem ser solicitados ao vendedor estão a cópia do CNPJ, cópia autenticada em cartório do contrato social, certidões de impostos federais quitados e certidões negativas – justiça federal, protestos em cartório, ações cíveis, falência e concordata. Em caso de dúvida, contrate um corretor ou advogado especializado.  

 

  • Credibilidade da construtora e urbanista

A incorporadora, construtora e urbanista por trás do projeto também são pontos que podem influenciar a valorização do imóvel. Neste momento de recuperação do mercado imobiliário, várias oportunidades podem surgir. E, por isso, é bom ficar com os olhos bem abertos. 

Procurar o histórico da incorporadora ou da construtora antes de fechar o negócio é essencial para evitar dores de cabeça futuras. Verifique em que projetos ela está envolvida, com quais instituições trabalha, sua situação fiscal com o governo federal e se outros empreendimentos seus foram entregues no prazo e condições estabelecidas. Além disso, é interessante levantar a percepção de outros clientes sobre os empreendimentos já entregues.

A construtora também pode orientar você com relação à financiamentos, o melhor imóvel em relação ao seu perfil e sanar suas principais dúvidas sobre investimento imobiliário.

 

  • Potencial de valorização do imóvel

Preferencialmente, comece seu investimento por imóveis que estão localizados na cidade onde você mora e que já conhece. Passeie pelos bairros, analise onde estão acontecendo mais obras, perceba para que região estão indo os investimentos, tais como shoppings, hospitais etc. Pesquise, fale com corretores e imobiliárias para identificar os bairros com maior potencial de valorização. 

A valorização do imóvel também pode ser alavancada por meio de um plano de investimentos que inclui manutenção, adaptações, atualizações, reformas e retrofit. Outras formas de valorizar imóveis são mudar sua destinação, dividir, unificar, modernizar ou incluir energia limpa ou mais barata. 

Se você ainda está se perguntando se o investimento em imóveis continua sendo uma excelente alternativa para colocar seu dinheiro, a resposta é: com certeza. Só que para isso, é importante que você esteja atento aos 4 critérios acima para que consiga fazer negócios realmente excelentes do ponto de vista financeiro.
Quer saber mais sobre investimento em imóveis? Entre no blog da Costa Sul Urbanismo. Lá você vai encontrar informações sobre mercado imobiliário e empreendimentos horizontais, entre outros.