5 vantagens de criar os filhos em uma casa

Aqui no blog, já falamos sobre as vantagens de morar em casa ou apartamento. Muitas pessoas que pensam em constituir família têm vontade de criar os filhos em casa, por conta da liberdade que este tipo de moradia proporciona.

Os principais fatores levados em consideração na compra de uma casa são conforto, privacidade e liberdade. Quando se tem filhos, as famílias costumam pensar no futuro das crianças e como promover uma infância com qualidade de vida. Nesse caso, morar em uma casa traz inúmeros benefícios para o seu crescimento e formação. Confira alguns deles:

1. Tem espaço para todos

Como geralmente oferecem um ambiente maior, em casas fica mais fácil guardar todas as coisas que fazem parte do universo infantil. Carrinho de bebê, brinquedos, bicicletas: tudo tem o seu lugar.

Além disso, para quem tem mais de um filho, o espaço passa a ser mais importante ainda conforme eles estão crescendo. Cada um quer ter sua privacidade e não acham interessante ter que dividir o quarto com o irmão ou irmã.

2. Seu pet mais feliz

Morando em uma casa, você provavelmente terá um quintal onde pode deixar os animais de estimação soltos. As crianças sempre pedem para ter um cachorro, gato, tartaruga ou passarinho? Aqui você pode ter todos eles, se quiser.

Além do seu pet ficar mais feliz vivendo solto, você terá menos preocupações para cuidar deles. Não é necessário, por exemplo, passear com ele com tanta frequência, em horários definidos. Ele também pode ser educado para fazer as necessidades e se alimentar fora de casa, evitando a bagunça. Dessa forma, fica mais fácil colocar as crianças para ajudarem a cuidar do animal.

3. Menos preocupações com barulho

Quem tem criança sabe que não é fácil mantê-las quietinhas e comportadas. Quando se vive em uma casa, os vizinhos não ficam tão próximos uns dos outros, então dificilmente você terá muitas reclamações quanto ao barulho dos filhos.

4. Contato com a natureza

Lembra quando você era criança e era muito divertido subir em árvore para comer goiaba ou plantar uma muda no quintal da casa da avó? Que tal retomar esses costumes com seus filhos? Andar de pés descalços na grama, ver as estrelas no céu ou acampar no jardim são boas ideias para se divertir ao ar livre.

Além disso, você pode aproveitar o contato com a natureza para ensinar mais sobre ecologia e sustentabilidade às crianças. É possível ter árvores frutíferas ou uma horta para incentivá-las a se alimentarem melhor. Quem sabe também ter uma composteira para ensinar a reduzir o lixo e cuidar do planeta?

5. Mais diversão

Com a estrutura que uma casa oferece, as ideias para se divertir são quase infinitas. Se você quiser e tiver espaço o suficiente, pode montar um pequeno playground. Também pode construir uma piscina, uma casa na árvore ou uma casinha de bonecas.

Mas não é necessário tudo isso para se divertir. Você pode, por exemplo, improvisar um acampamento no quintal, com barracas e sacos de dormir. Ou ensinar aos seus filhos alguma brincadeira que você gostava na infância. Amarelinha, esconde-esconde… são várias as opções em que você não precisa investir quase nada. As crianças também podem tomar banho de chuva ou de mangueira nos dias quentes.

Faça sua casa em um loteamento

Uma boa opção para quem pensa em morar em casa com os filhos são os loteamentos. Alguns são bem pensados para possibilitar melhor qualidade de vida para o morador. Possuem infraestrutura planejada, têm áreas de lazer para toda a família, áreas verdes e de preservação ambiental. Conheça os loteamentos da Costa Sul Urbanismo.