5 dicas essenciais para economizar na construção de uma casa

Em momentos de crise, é ainda mais importante ter um planejamento para economizar na construção da sua residência.

Afinal, as oscilações do mercado e o impacto nos preços dos insumos da construção civil exigem cautela para não extrapolar o orçamento.

Se você está na etapa de planejamento para construir sua casa do jeito que sempre quis, confira nossas dicas para criar seu plano de construção.

Benefícios de um planejamento para economizar na construção

Finalizar a obra no prazo, comprar materiais com melhor preço, controlar o investimento e acompanhar as etapas da obra estão entre os benefícios de ter um plano detalhado de construção.

Isso porque, além de trazer uma visão global da obra, este plano também orienta a execução de cada etapa, facilita o controle do fluxo de investimentos e orçamentos, entre outros pontos importantes para manter a obra em andamento.

Além disso, o plano de construção também facilita a resolução de imprevistos que possam ocorrer, pois oferece uma visão clara da obra.

Dicas para economizar na obra da sua casa

Agora que você conhece os benefícios de ter um plano bem elaborado de construção, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a economizar!

  1. Faça orçamentos em vários lugares

Um dos principais aliados da economia na construção é a pesquisa. Portanto, organize seu tempo para ir às lojas de materiais de construção e também pesquisar preços na internet.

O mesmo vale para a contratação da mão de obra. Procure conhecer o histórico da empresa e saber se os profissionais são qualificados.

  1. Contrate um profissional para acompanhar a obra

Se você não puder acompanhar pessoalmente a evolução da obra, é interessante contratar um profissional especializado e alinhar as suas expectativas com ele.

Dessa forma, ele poderá realizar esse acompanhamento e garantir que seja executado como você deseja.

Outra vantagem é que este profissional possui conhecimento para orientar uma mudança no projeto ou resolver imprevistos que possam surgir. 

  1. Guarde os materiais corretamente

Ninguém gostaria de ter que comprar novamente materiais que foram armazenados de forma incorreta e perdidos, não é mesmo?

Para que isso não aconteça, prepare um espaço no canteiro de obras para guardar os insumos adequadamente, evitando assim, que o tempo danifique eles.

  1. Acompanhe o fluxo do investimento diariamente

Saber quanto você investiu e quanto ainda tem para investir é a dica de ouro para economizar na construção.

Esse acompanhamento diário vai manter você no controle do investimento e dar liberdade para equilibrar os valores, caso seja necessário.

É mais fácil manter o equilíbrio ou resolver um imprevisto no orçamento quando você sabe quanto, onde e como seu dinheiro está sendo investido.

  1. Siga os prazos do cronograma

Por fim, o cronograma de obra é outro ponto importante para garantir a economia na construção da sua residência.

Isso porque, quanto mais tempo demorar para concluir, mais custos você terá com a mão de obra, visto que muitos profissionais são contratados por dia trabalhado.

Por isso, tenha um cronograma detalhado com os prazos de cada etapa e procure segui-lo.

O terreno ideal para você está na Costa Sul Urbanismo

Ainda não encontrou o terreno perfeito para construir sua casa dos sonhos? A Costa Sul Urbanismo comercializa loteamentos residenciais, comerciais e empresariais na medida do seu objetivo.

Quer conhecer os loteamentos? Acesse o site e saiba todos os detalhes.