4 indícios de que você está preparado para comprar um apartamento

Comprar um apartamento é uma escolha que você leva para a vida. Portanto, além de estudar as condições do mercado, vale analisar todas as variáveis para tomar a melhor decisão.

Neste texto, vamos apresentar 4 perguntas que, se respondidas de forma positiva, indicam que você está preparado para adquirir um imóvel. Confira!

A decisão de comprar um apartamento vai além do planejamento financeiro

Após um período de recessão, o mercado imobiliário vem apresentando excelentes oportunidades para comprar imóveis com preços e condições muito atrativas.

Porém, este é um compromisso de longo prazo e você precisa garantir que conseguirá assumi-lo até o fim.

Então antes de assinar o contrato de compra e venda sem pensar nas consequências, você já avaliou o que é necessário para fazer a melhor escolha, como seu planejamento financeiro?

E, além disso, a compra de um apartamento envolve mais do que questões financeiras. Envolve também as suas metas para o futuro e objetivos de vida.

Para ajudar, separamos algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo, com o objetivo de identificar se está preparado. Veja:

  1. Qual é o meu momento de vida atual?

Quer morar sozinho e ser mais independente? Vai casar e planeja viver em um lugar só de vocês? Ou, quem sabe, ter mais espaço para aumentar a família?

Geralmente, essas situações são indicativos de que está na hora de adquirir o seu próprio lar.

Portanto, identifique como está o seu ciclo de vida e entenda se este é o momento ideal para comprar um apartamento.

  1. Minha situação financeira está em dia?

Se você é uma daquelas pessoas que mantém as contas em dia, não possui financiamentos ou outras despesas a longo prazo e não faz compras por impulso, saiba que você tem um ponto positivo quando o assunto é adquirir um imóvel.

Controlar as despesas pessoais e familiar é essencial, pois permite que você se organize financeiramente e evite surpresas indesejadas.

  1. Tenho estabilidade profissional?

Você está em um momento profissional que permite comprometer 30% da sua renda com a parcela do financiamento? Pois, saiba que este também é um bom indício de que você está preparado.

Afinal, uma carreira estável aliada a algumas economias ou uma herança possibilitam assumir as parcelas do financiamento com mais segurança.

  1. Quais são as minhas necessidades e desejos?

Outro sinal que indica que você está no momento certo para comprar um apartamento é ter os desejos e as necessidades que o imóvel precisa atender definidos.

Por exemplo, quantos quartos são necessários? Uma ou duas vagas de garagem? Você quer uma ampla área de lazer ou apenas o básico? Uma localização próxima do trabalho é prioridade ou você prefere algo distante das ruas movimentadas?

Essas são perguntas que ajudam você a identificar quais características são essenciais no imóvel e quais você está disposto a abrir mão.

Dica: faça uma lista de necessidades e desejos, pesquise os imóveis na internet e vá descartando o que não é prioritário, com base no preço médio do mercado e, principalmente, no valor que você está disposto a investir.

E aí, se identifica com os sinais citados acima? Se a resposta é sim, então você não pode deixar de conhecer as oportunidades da Lumis Construtora e Urbanismo. São apartamentos situados em bairros estratégicos e perfeitos para quem busca o melhor na Grande Florianópolis.

Acesse a página dos empreendimentos, conheça o portfólio e entre em contato conosco.