Veja o que é sistema de automação residencial e adote essa ideia

Você sabe o que é ter uma casa automatizada? Tem noção do conforto que essas novas tecnologias trazem para o dia a dia das pessoas? O sistema de automação residencial nada mais é do que a tão falada casa inteligente, que além da praticidade traz muita segurança.

A automação residencial ou domótica, como também é chamada, fornece acesso para controle ou agendamento automático em sua casa a partir de dispositivos, como smartphones, tablets ou computadores.

Quer saber mais, continue conosco e conheça o conforto e a segurança que esse sistema pode oferecer!

O que é sistema de automação residencial?

Trata-se de um agendamento de eventos por meio de dispositivos automatizados ligados a uma mesma rede. Isso pode incluir comandos que programam horários para ligar luzes determinada hora da noite, para o acesso ser mais seguro, acionar o ar-condicionado, entre outras ações.

Mas a automação residencial garante, principalmente a segurança residencial, além do conforto em relação a determinadas tarefas que ficariam por conta das pessoas. A casa é, na verdade, monitorada de qualquer local onde você esteja. Pode ser observada por meio de câmeras, ter suas luzes acesas nos horários agendados e assim garantir mais segurança no ir e vir , entre outras facilidades.

Como o sistema de automação residencial facilita a vida das pessoas?

Fazendo com que todos os sistemas eletrônicos instalados na casa funcionem como um só e sob total controle do morador. Fazendo com que os hábitos, necessidades e gostos sejam realizados por meio de acionamentos que podem ser à distância e agendados.

De fato, essa inovação garante a facilidade de monitorar e controlar remotamente sua residência, não havendo a preocupação com determinadas ações domésticas. É também uma boa forma de contribuir com a sustentabilidade — economizando energia elétrica.

O que pode ser feito em uma casa automatizada?

Existem muitos tipos de automação residencial que garantem inúmeros benefícios. Quer saber o que fazer para criar uma casa inteligente? Conheça, então, as variedades de automação residencial.

Automação da iluminação da casa

A automação residencial permite que você programe a iluminação para acender as luzes de sua casa em configurações pré-estabelecidas, como “iluminação para assistir filmes” e “iluminação para festas”.

Com a ajuda de um smartphone ou de um tablet, é possível também apagar as luzes de sua casa. Isso pode ser checado pelo monitoramento por meio de câmeras.

Sistema de som

Distribuir músicas e vídeos para todos os cômodos da residência é uma das inovações da casa inteligente. Além disso, possibilita o controle sobre o volume nos ambientes da residência.

Sistema de irrigação de jardim

Isso pode se feito por intermédio de sensores de umidade do solo e temporizadores. Essa facilidade mantém seu jardim mais bonito e vistoso e será menos uma preocupação com os cuidados com a casa.

Monitoramento de portas

Ter um controle sobre as portas, monitorando-as remotamente, é um grande reforço para a segurança domiciliar. Isso vai permitir que você tenha ciência de tudo que ocorre na sua residência e lidar com qualquer situação adversa da melhor maneira possível.

Para você ter uma ideia, existem fechaduras com tecnologia biométrica, além do uso de senhas que permitem acionamento remoto — controlando, dessa forma, mais eficazmente o ambiente residencial.

Controle de temperatura

Em alguns locais, é possível que as pessoas queiram chegar aos ambientes previamente climatizados. Sendo assim, aquecedores e ar-condicionados podem ser acionados remotamente ou ter sua operação agendada. Dessa forma, é possível começar um dia em um local com uma temperatura agradável.

O sistema de automação residencial é uma solução inteligente que, além de facilitar a vida das pessoas, garante mais segurança. Talvez esse seja o maior benefício, entre tantos outros elencados nesse artigo.

Gostou deste post? Elucidou suas dúvidas sobre o assunto? Confira outro conteúdo, também muito interessante, que aborda a relação entre moradia e qualidade de vida.