Técnicas de negociação: aprenda a negociar a compra de um terreno para investir

Saber negociar é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Do mesmo modo, com o uso de técnicas de negociação e muita prática, é possível extrair excelentes vantagens na hora de comprar um terreno para investir.

Investidor, se você está interessado em obter o melhor de uma negociação de terreno residencial ou comercial, continue a leitura!

Técnicas de negociação: 3 pilares essenciais para fechar bons negócios

Segundo Herb Cohen, autor do best seller “Você pode negociar qualquer coisa”, há três pilares que compõem a habilidade da negociação. São eles:

  • Conhecimento: fundamentado em pesquisar e entender o tema a ser discutido, além do perfil dos demais negociadores presentes. Ter conhecimento aprofundado sobre o assunto é essencial para apresentar argumentos concretos e dados mensuráveis de grande relevância para a negociação;
  • Tempo: se baseia em utilizar as oportunidades a seu favor, avaliando o momento de maior probabilidade de fechar o negócio. Para isso, observa-se as reações do outro negociador e o contexto da negociação;
  • Poder: baseado nas habilidades de ser influente, decidido e possuir domínio do assunto proposto. O exercício do poder permite mostrar autoconfiança e oculta possíveis fraquezas do negociador.

Como os perfis de negociadores contribuem nas técnicas de negociação

Para obter o melhor resultado, uma das primeiras técnicas de negociação é se planejar antecipadamente. Ou seja, realizar pesquisas sobre o assunto que será negociado, além do perfil dos outros negociadores.

Geralmente, o negociador possui uma combinação dos quatro perfis mencionados abaixo, mas com tendência maior para um perfil.

Os perfis de negociadores mais conhecidos são:

  1. Analítico: é organizado, disciplinado, preza por segurança e orientado a informações. Também é detalhista e conservador. Sob pressão, este perfil costuma evitar conflitos;
  1. Apoiador: possui grande habilidade de relacionamento interpessoal e receptividade. Busca manter a harmonia, por isso, evita discordar e não se manifesta sob pressão;
  1. Controlador: gosta de assumir riscos e responsabilidades, além de ser autoconfiante e direcionado a metas. Não costuma ser muito receptivo e, geralmente, se impõe quando está sob pressão;
  1. Catalisador: é o perfil típico de um empreendedor. Possui criatividade e dinamismo em alta, além de possuir o pensamento direcionado para ideias e conquistas. Sob pressão, costuma ficar agitado.

Entender o seu perfil de negociador e dos demais envolvidos é de extrema importância para efetivar o acordo. Portanto, busque reservar alguns minutos no início da reunião para ouvir e observar.

Ser paciente e saber ouvir também são boas técnicas de negociação que ajudam a identificar com que tipo de negociador você está lidando, além de transmitir segurança para a outra parte.

Técnicas de negociação na compra de terrenos para investir

Avaliar a localização, a infraestrutura da região e do loteamento, além dos concorrentes da loteadora escolhida são boas formas de obter argumentos para negociar com o corretor de imóveis.

Para isso, faça uma pesquisa prévia dos imóveis e outras loteadoras da região para saber a média de preços. Você terá essa análise a seu favor, caso o preço do terreno proposto estiver acima da média.

Além disso, estreitar a relação com o corretor de imóveis pode contar pontos na negociação. Trate-o como um parceiro de negócios, pois o conhecimento deste profissional é de grande importância. Afinal, ele vai direcioná-lo para as oportunidades mais rentáveis, de acordo com o seu objetivo de investimento.

Gostou deste artigo sobre como obter o melhor de uma negociação de terrenos? Entre em contato com a Central de Vendas da Costa Sul Urbanismo e conheça excelentes loteamentos residenciais e comerciais para investir na Grande Florianópolis e em Tubarão.