Sustentabilidade: Costa Sul Urbanismo planta 100 mudas de árvores nativas em comemoração ao dia do meio ambiente.

Desde 1972, o dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas como uma forma de homenagear o dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo na Suécia. Pensando em uma maneira de celebrar a data e contribuir com a natureza, a Costa Sul Urbanismo inaugurou no dia 6 de junho a praça central do loteamento Nova Congonhas. Além disso, foram plantadas 100 mudas nativas da região de Tubarão, doadas pela Tractebel Energia. Aproveitando o engajamento desta ação socioambiental, o evento contou com o envolvimento direto de 70 crianças de 9 a 12 anos, estudantes da rede pública municipal, com o objetivo de conscientizá-las quanto à importância e ao cuidado com a natureza.
 
“O plantio de mudas nativas é uma forma de contribuir para a sustentabilidade e a conservação da natureza”, afirma Luana Puel, diretora geral da Costa Sul Urbanismo, uma das empresa do Grupo Lumis, com sede em São José, na Grande Florianópolis.  A ação está foi realizada às 14 horas e contou com o apoio da Secretária de Educação de Tubarão, que cuidou do deslocamento das crianças. “A sociedade moderna carece de medidas e alternativas para desenfrear os impactos ambientais nas espécies e ecossistemas. Para tanto, o plantio de mudas nativas se faz necessário para contribuir para a melhoria de microclimas e aumentar os habitats de aves e alguns mamíferos. A participação de alunos nesse processo faz-se essencial para envolver e empoderar as crianças e jovens no sentido da conservação ambiental e termos um futuro melhor”, afirma Paula Wronski, da Fundação Municipal de Educação de Tubarão.
 
A praça faz parte do projeto de urbanização do loteamento Nova Congonhas, localizado no bairro Congonhas, próximo ao centro de Tubarão. São quase cinco mil metros² (4.344,63m²) de área e o ato realizado marcou a entrega oficial da praça à comunidade moradora do empreendimento.  Além das plantas, a praça conta bancos e equipamentos de lazer infantil.  
 
SOBRE O LOTEAMENTO

A 4 minutos do centro da cidade, o loteamento Nova Congonhas fica localizado em um ponto estratégico de Tubarão. São 202 mil m² de área total, com 378 lotes de 300 a 596 metros², 100% aterrados ao nível da rua Rui Barbosa, com mais de 30.000 m² de área verde e de convivência, contemplando árvores, praça e áreas de lazer para as crianças.