Saiba quais profissionais contratar para construir a sua casa

Diversas decisões acompanham a construção de uma casa, desde o número de quartos até mesmo o tipo de revestimento do banheiro. No entanto, antes de começar a planejar uma obra é preciso ter em mente a importância de escolher profissionais qualificados para executar cada etapa da melhor maneira. Assim como o cálculo do engenheiro interfere na sua construção, a forma como o pedreiro e o eletricista executarão também influenciam nos resultados. Por isso, além dos detalhes no projeto e a compra de materiais de qualidade, não esqueça de escolher bem a sua equipe de obras!

A função de cada profissional em uma obra:

1. Arquiteto ou engenheiro – A diferença entre esses profissionais é um dos questionamentos mais frequentes entre aqueles que pretendem construir. Por mais que ambos possam ser responsáveis pela elaboração do projeto, cada um possui qualificações específicas. Por isso, o ideal é contratar os dois profissionais, já que o arquiteto planeja dando prioridade para a estética e aproveitamento de espaço, enquanto o engenheiro é mais voltado para cálculos estruturais e acompanhamento da obra. Uma decisão que interfere significativamente na conclusão da casa e rotina do morador no futuro.

2. Mestre de obras – Em obras pequenas o próprio pedreiro acaba assumindo a função de mestre de obras, no entanto, quando há uma equipe maior, a presença desse profissional é essencial para gerenciar cada etapa visando a qualidade. Através de um contato direto com o engenheiro e arquiteto, é ele quem recebe todas as informações sobre o acompanhamento do projeto, para em seguida, repassar qualquer detalhe de forma organizada para os outros profissionais.

3. Pedreiro – Responsável por toda a execução da obra, o pedreiro é quem faz desde o assentamento da laje até a estrutura das escadas. Por isso, a sua experiência é de extrema importância, já que é ele quem acaba tirando do papel todas as informações do projeto. Para auxiliá-lo em funções simples, é interessante a contratação de um servente, que exerce atividades como a mistura de materiais e montagem de armações.

4. Eletricista e encanador – A presença desses profissionais é essencial tanto em obras grandes quanto pequenas, já que instalações hidráulicas e elétricas feitas por pessoas sem qualificação podem causar prejuízos frequentes, interferindo principalmente na segurança da casa.

5. Acabamento – Desde a pintura até a instalação do gesso, para cada etapa é importante escolher profissionais qualificados. Por mais que as funções de acabamento muitas vezes sejam consideradas apenas uma questão de estética da casa, elas também envolvem a segurança do morador e o padrão de qualidade da obra. Uma colocação de piso feita de maneira incorreta, por exemplo, pode ter como consequência alterações no nível da estrutura e rachaduras no material.