Quero comprar um imóvel! Como saber se é um bom negócio?

Toda pessoa quer a sensação de ter feito a escolha certa após comprar um imóvel. Afinal, trata-se de um investimento importante que, muitas vezes, representa a conquista da casa ou do apartamento dos sonhos de uma família.

As decisões relacionadas a esse processo precisam ser tomadas com cuidado por quem deseja fazer um bom negócio. Se esse também é o seu objetivo, fique de olho nas orientações que temos para você encontrar a opção ideal!

Pesquise a respeito da localização

É comum que a procura pelo anúncio perfeito comece pela localização. Detalhes como bairro, tipo de rua e condições do entorno são relevantes porque interferem na rotina dos proprietários. Por isso, dedique atenção especial às características da região em que o imóvel está situado.

Pesquise o histórico do local e, se possível, converse com pessoas que conhecem a área. Não se limite às fotos virtuais ao buscar opções na internet, já que elas nem sempre mostram tudo em detalhes. Ao frequentar a região, você consegue observar aspectos como o barulho e o agito nas proximidades.

O ideal é agendar visitas em diferentes horários para conhecer a localização, analisar a qualidade das vias e do calçamento, as condições da sinalização e da iluminação, o perfil da vizinhança, a movimentação de pessoas e o fluxo de veículos perto do endereço.

Verifique a estrutura e os acabamentos

Após avaliar diferentes aspectos na parte de fora, é hora de focar em fatores que compõem a construção e seus ambientes. O elevado padrão de qualidade deve estar presente tanto na estrutura geral da obra quanto nos detalhes da pintura e demais revestimentos.

Não importa se você pretende comprar um imóvel grande ou pequeno, se prefere um empreendimento horizontal ou um apartamento dentro de um edifício. Em todos os casos, procure observar se os projetos oferecem estrutura adequada para a sua família viver bem.

Avalie os espaços do condomínio, verifique se os ambientes internos estão conservados e identifique os tipos de materiais empregados. Imóveis que aliam um bom tamanho, layout inteligente (disposição funcional das áreas) e acabamento impecável proporcionam mais conforto e são valorizados no mercado.

Analise o custo-benefício da proposta

Você pode fazer um bom negócio se tomar os devidos cuidados com as etapas de avaliação e visitação. Cumpriu ambas e ainda ficou com dúvidas em relação a diferentes propostas? Nesse caso, analise o custo-benefício que terá com a compra do imóvel pretendido.

Essa resposta varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Uma casa ampla e próxima de boas creches, escolas e hospitais, por exemplo, representa uma excelente escolha para um casal com filhos pequenos ou que pretende aumentar a família.

Um empreendimento equipado com diferentes áreas de lazer, por outro lado, pode abrigar a moradia perfeita para quem não abre mão de uma vida ativa intercalada com momentos de descanso. O dono desse tipo de imóvel terá boa parte de sua rotina atendida pela estrutura completa do edifício.

Para completar os passos fundamentais antes de comprar um imóvel, pesquise sobre a empresa por trás do empreendimento. Uma construtora idônea e que prioriza a qualidade em todos os aspectos faz toda a diferença no resultado da obra e na experiência dos futuros proprietários.

O Grupo Lumis é a empresa que trabalha para entregar produtos inigualáveis aos seus clientes. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a fazer um bom negócio!0