Qualidade de vida e desenvolvimento são destaques para quem deseja investir ou morar em Tubarão

Localização estratégica, alto índice de qualidade de vida, bons preços e opções de lazer e educação para toda a família fazem com que Tubarão seja atualmente a “menina dos olhos” do sul de Santa Catarina. O município figura entre as 15 melhores cidades para se viver do estado segundo dados do IBGE 2010, com IDHM de 0,796, em uma escala que vai de 0 a 1. O índice leva em consideração os fatores renda, educação e qualidade de vida, aspectos que fazem toda a diferença na tomada de decisão de pessoas que desejam  investir ou morar em Tubarão.

Outro fator que faz com que o município se destaque na região é o projeto proposto neste ano pela prefeitura. Denominado Tubarão 180º – Uma nova cidade, o planejamento prevê ações pelos próximos 33 anos para que o município se torne referência em desenvolvimento não só para o estado, mas para todo o país.

Somado aos aspectos econômicos e sociais, a população da cidade também se destaca. Mantendo características como a receptividade e a resiliência, os moradores acolhem de braços abertos todos os que desejam fazer de Tubarão sua morada. A força do povo se mostra diariamente no senso de comunidade presente nos bairros e foi imprescindível em um dos momentos mais marcantes e tristes de sua história: a enchente de 1974. Foi a união dos tubaronenses, juntamente com os municípios vizinhos que proporcionaram que Tubarão conseguisse se reerguer e se reconstruir às margens de um rio que foi o ponto de partida para a sua criação e desenvolvimento.

Por que investir ou morar em Tubarão é uma boa ideia?

 

Localização estratégica

A localização de Tubarão é um de seus atrativos, sendo que a praia mais próxima, em Laguna, fica a apenas 20 km da cidade. Para quem deseja curtir os encantos da serra catarinense, o roteiro mais próximo é Bom Jardim da Serra, a 90 km de distância. Além disso, Tubarão fica próxima a um importante ponto de escoamento de cargas, o Porto de Imbituba, e também ao Aeroporto de Jaguaruna, que conta com voos diários para São Paulo da companhias aéreas Azul e da Latam.  

Gravatal…………………………………………………………. 19,2 km


Laguna ………………………………………………………….. 28 km

Criciúma…………………………………………………………..61 km

Praia de Jaguaruna………………………………………………24 km

Aeroporto de Jaguaruna……………………………………… ..29 km

Porto de Imbituba……………………………………………….. 52 km

Bom Jardim da Serra………………………………………….. 90,6 km

Florianópolis……………………………………………………. 138 km

Porto Alegre………………………………………………………320 km


Educação

Morar em Tubarão é a opção escolhida por muitos jovens que desejam ingressar em uma universidade. Na cidade foi fundada a Universidade do Sul Catarinense (Unisul), que é referência em ensino superior no estado e conta com cursos de Medicina, Odontologia, Agronomia, entre muitos outros. Outras instituições de ensino como IFSC, FASC e Faculdade Senac também possuem polos na cidade e se tornaram opções viáveis para moradores de municípios vizinhos que frequentam a cidade apenas para estudar. Além disso, existem boas opções de escolas públicas e particulares para crianças e adolescentes.


Comércio e serviços

A vocação comercial de Tubarão começou a ser explorada à época de sua fundação, quando a cidade ainda era um entreposto para os artigos que vinham de Lages e seguiam até Laguna. Mais tarde, com a implantação da Ferrovia Tereza Christina para o escoamento de minério das carboníferas do sul, no ano de 1884, o desenvolvimento foi acelerado, dando início a cidade como a conhecemos hoje. Atualmente, a maior fonte geradora de renda de Tubarão é o setor de comércio e serviços, que atende não apenas aos tubaronenses, mas também aos moradores das cidades vizinhas, como Braço do Norte, Capivari de Baixo e Grã-Pará, que podem contar com uma ampla estrutura de saúde, educação, comércio e turismo.


Projeto Tubarão 180º – Uma nova cidade

O ousado projeto da atual gestão do prefeito Joares Ponticeli tem como um dos objetivos transformar Tubarão na melhor cidade para se viver no Brasil até 2050, de acordo com os indicadores do Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da ONU. Este índice contempla três indicadores: educação, longevidade e renda. A meta é ser a melhor cidade catarinense para se viver até 2020 – posição hoje ocupada por Florianópolis – e a melhor do sul do Brasil até 2030.

O projeto foi planejado em três grandes eixos de atuação: Desenvolvimento e Sustentabilidade; Educação e Cidadania e Saúde e Qualidade de Vida. Para que esta meta seja alcançada uma série de ações serão realizadas com parceiros para a capacitação da população, estímulo ao empreendedorismo, desburocratização de processos e melhoria da qualidade de vida de todos os residentes na cidade.


Lazer e cultura

As estâncias hidrominerais, o passeio de maria-fumaça e os locais para praticar esportes de aventura são os destaques para quem quer uma opção cultural ou de lazer em Tubarão, mas há também diversos museus e parques abertos para a visitação gratuita.

Águas termais – Tubarão possui fontes naturais de água aquecida a 37º C que possuem diversos minerais benéficos à saúde. Os hotéis oferecem hospedagem com pernoite e também a possibilidade de dayuse, para aqueles que desejam apenas passar o dia aproveitando o local. Uma opção perfeita para os passeios em família.

Museu ferroviário – O Museu Ferroviário de Tubarão possui um amplo acervo de equipamentos e documentos sobre a história dos trens em Santa Catarina. O maior destaque são a locomotivas a vapor e vagões ingleses e os relatos sobre a implantação da Ferrovia Tereza Cristina. O local também é ponto de partida para os passeios de trem, que acontecem periodicamente.

Passeio de trem – É possível viver uma experiência única fazendo um passeio de trem pelas ferrovias que antigamente transportavam apenas o minério catarinense. A aventura começa em Tubarão e pode seguir até Laguna ou até Jaguaruna, a depender da composição escolhida, que pode ser movida a vapor ou à diesel. As datas das viagens são divulgadas previamente pelo Museu Ferroviário.

Parque Ambiental Encantos do Sul – Inaugurado em 2014 por iniciativa da usina termelétrica Tractebel, o local é um ambiente ótimo para os finais de semana. Grandes gramados, um lago e um anfiteatro são os atrativos que fazem o lugar ser perfeito para todas as idades.

Parque Urbano – O primeiro parque urbano de Tubarão será entregue em 2019 pela Costa Sul Urbanismo como parte do empreendimento Via Mar Parque Residencial, no bairro Santo Antônio de Pádua. O parque terá entre os atrativos labirinto infantil, pet place, pista de corrida e muito mais.

Morro da Antena – O local é um mirante natural da cidade. Ao chegar no topo é possível visualizar toda a região, as praias mais próximas e a serra geral. O local é propício para a prática de esportes aéreos, como o parapente e também trilhas e escaladas.

E então, pronto para investir ou morar em Tubarão? A cidade possui estrutura já estabelecida e segue em desenvolvimento para tornar-se ainda melhor para a população.