Acordo preservado: entenda a importância de uma proposta de compra de imóvel

Uma forma de manifestar o interesse na compra de um terreno ou construção é através da proposta de compra de imóvel. Formalizar a negociação com uma proposta é essencial para preservar o acordo entre as partes.

Porém, como elaborar uma boa proposta de compra? Quais informações incluir? Continue a leitura e tire todas as dúvidas.

O que é uma proposta de compra de imóvel e sua importância?

Você toma a decisão de investir em imóveis, procura as melhores oportunidades e encontra o imóvel ideal. Qual é o próximo passo? Mostrar ao vendedor o seu interesse em adquiri-lo através de uma proposta de compra de imóvel.

A proposta de compra de imóvel é um documento formal que serve para manifestar o interesse em negociar determinado imóvel.

Ou seja, é por este documento que você vai apresentar a sua oferta ao vendedor, que vai analisar e retornar – dentro do prazo estipulado por você – com o aceite, uma contraproposta ou a recusa da oferta.

Nesse sentido, formalizar a negociação em uma proposta de compra de imóvel tem grande importância, pois evita que as partes interpretem a negociação de formas diferentes, causando transtornos futuros.

Proposta de compra de imóvel: quais são as informações essenciais?

De antemão, uma boa proposta de compra de imóvel deve conter as informações dos envolvidos e do imóvel a ser negociado de forma clara e objetiva.

  • Documentos pessoais do comprador e do vendedor como nome completo, RG, CPF, e-mail e telefone de contato;
  • Informações do imóvel como endereço, metragem e descrição;
  • Dados da imobiliária e corretor de imóveis, se houver;
  • Valor proposto do imóvel e forma de pagamento;
  • Validade para retorno da proposta pelo vendedor;
  • Assinatura do comprador.

Além disso, registrar a proposta de compra por e-mail evita transtornos, caso uma das partes não cumpra com o seu dever.

Erros comuns ao elaborar uma proposta de compra

Conheça algumas práticas que devem ser evitadas para extrair o melhor de uma negociação.

Deixar de citar os valores exatos

Não incluir os valores exatos da oferta e as condições de pagamento que deseja pode ser um grande transtorno. Portanto, sempre inclua o valor e quais são as condições de pagamento de forma clara.

Proposta de compra de imóvel desatualizada

Do mesmo modo, outro descuido comum é não atualizar a proposta de acordo com a negociação. Fique atento: se a negociação se prolongar, atualize a proposta conforme o acordado.

Fechar o acordo verbalmente

Mais arriscado do que esquecer de colocar as informações na proposta de compra é não fazer a proposta de compra. Este documento é muito importante, pois orienta a elaboração do contrato de compra e venda, caso a negociação seja concretizada.

Corretor de imóveis: um aliado na elaboração da proposta de compra

O corretor de imóveis é um profissional especializado em mediar e formalizar uma proposta de compra e considerado um aliado durante a negociação.

Em outras palavras, este profissional dará o suporte para agilizar o processo, assumindo os trâmites burocráticos e permitindo que o investidor pense no mais importante: como fazer render a sua nova propriedade.

Gostou desse artigo sobre como elaborar uma proposta de compra de imóvel? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin para aprender mais sobre o mercado imobiliário!