Conheça 6 dicas essenciais para criar uma proposta de compra de imóvel

Se você encontrou o imóvel certo para investir, a próxima etapa é expressar a sua intenção em adquiri-lo através de uma proposta de compra.

Confira neste artigo o que você precisa saber para elaborar uma proposta de compra de imóvel determinante para fechar o negócio!

Qual é a importância da proposta de compra em uma negociação de imóvel?

Primeiramente, uma proposta de compra se trata de um documento formal que mostra a intenção em adquirir um imóvel.

Ou seja, a oferta de preço e condições de pagamento pelo imóvel são feitas através deste documento para que as partes iniciem a negociação.

Registrar o interesse por uma proposta de compra é de extrema importância, pois este documento apresenta as informações necessárias para iniciar uma negociação de forma clara e objetiva, evitando possíveis transtornos.

Além disso, a proposta de compra é o documento que orienta a emissão do contrato de compra e venda, no caso da negociação se concretizar.

Dicas para ter uma proposta de compra efetiva

Para que a proposta tenha maiores chances de aprovação, é fundamental pensar em alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Por exemplo, descrever as informações com clareza ao corretor que vai elaborar a proposta é essencial para que não ocorra interpretações equivocadas.

Nesse sentido, confira 6 dicas infalíveis para ter uma excelente proposta de compra de imóvel:

  1. Informações pessoais do comprador

Uma boa proposta de compra deve apresentar todas as informações pessoais do comprador como nome e endereço completo, RG, CPF e contatos como e-mail e telefone.

  1. Informações do imóvel

Do mesmo modo, na proposta de compra não pode faltar as informações do imóvel em questão. É importante incluir o endereço completo e a descrição detalhada do imóvel.

  1. Informações do corretor de imóveis e imobiliária

Caso a negociação seja intermediada por um corretor de imóveis, as informações do profissional (nome completo, CRECI, etc.) e da imobiliária também devem ser mencionadas na proposta de compra.

  1. Valor proposto e condições de pagamento

Na proposta deve constar o valor total, valor de entrada (se houver), número de parcelas e valor de cada parcela, bem como, outras informações relevantes para a negociação.

Além disso, caso esteja previsto contratar um financiamento, as informações do mesmo também precisam ser mencionadas.

  1. Validade para retorno da proposta de compra

A validade da proposta de compra é o prazo definido pelo comprador para que o vendedor retorne com o aceite, uma contraproposta ou a recusa da oferta. Inclusive, determinar um prazo para o vendedor resulta em maiores chances de retorno.

  1. Análise da região no entorno do imóvel

Por fim, analisar previamente os preços dos imóveis e atributos da região onde está localizado, são aspectos que auxiliam a propor um valor mais próximo do esperado pela construtora.

Conte com o apoio do corretor de imóveis na elaboração da proposta de compra

Pensar em todos os detalhes essenciais para criar uma boa proposta exige tempo e dedicação.

Por isso, um corretor de imóveis é de grande valor para executar essa atividade, visto que este fica responsável por elaborar a proposta de compra, validá-la com o potencial comprador e encaminhá-la para a construtora.

Além de possuir conhecimento sobre o mercado imobiliário, este profissional conhece os procedimentos burocráticos desse tipo de negociação e pode contribuir muito para tornar a proposta de compra ainda melhor.

Gostou desse artigo e está buscando imóveis comerciais para investir? Entre em contato com a Central de Vendas e conheça os empreendimentos da Lumis Construtora e Urbanismo, uma empresa do Grupo Lumis.