Conheça os profissionais da construção e o que cada um faz para lhe ajudar a construir sua casa dos sonhos

Quando vemos uma obra já pronta, muitas vezes nem imaginamos a quantidade de profissionais da construção civil envolvidos, não é mesmo? Afinal, são várias etapas a serem ultrapassadas até que tudo esteja finalizado.

De fato, são diversos trabalhadores e cada qual com sua especialidade. Tudo começa pelo arquiteto, o criador do projeto, até o pintor que o finaliza. É um trabalho longo, em que cada um tem sua importância e uma boa dose de participação.

Neste artigo, você saberá quais são os profissionais que podem participar de uma obra e a função deles. Logicamente, você deverá escolher os que mais achar necessário para o andamento de sua obra, de acordo com suas possibilidades e orçamento disponível! Confira!

1. Arquiteto

É quem cria o projeto por meio de uma planta detalhada, na qual definirá tudo que será realizado. É o arquiteto que estabelece a disposição dos ambientes, determina os materiais utilizados, os acabamentos e revestimentos empregados na construção, e muitas vezes é o responsável, após tudo pronto, pela decoração do local.

2. Engenheiro

É o especialista incumbido por colocar o projeto em prática. Sua tarefa é fazer os cálculos e projetos estruturais da construção, responsabilizando-se pelo planejamento e execução. Lidera a equipe da construção, supervisionando e dando todas as orientações aos demais profissionais.

3. Mestre de obra

Executa a obra seguindo as orientações do engenheiro, possibilitando todas as diretrizes para os profissionais envolvidos. Com conhecimento sobre tudo que é feito em uma construção, o mestre de obras distribui as atividades e cobra a produtividade e os prazos a serem respeitados.

Além de fazer checagem e compra do material, ele tem habilidade para ler e interpretar projetos na planta.

4. Encarregado

Dentre os profissionais da construção, o encarregado é tido como o braço direito do mestre de obras e é quem responde na ausência dele. Atua coordenando os trabalhos e colocando em prática as diretrizes, garantindo que tudo seja feito dentro dos prazos estabelecidos.

5. Pedreiro

Ele realiza a construção e a manutenção da obra. Concretiza o projeto elaborado pelo arquiteto, executando todo o trabalho de alvenaria e acabamento. Tanto o engenheiro quanto o mestre de obras podem orientar seu trabalho.

6. Servente

Conhecido também como auxiliar de pedreiro, executa as tarefas mais pesadas da construção. Faz a massa de cimento, organiza os materiais e remove o entulho.

7. Armador

Efetua a montagem de armações e estruturas de concreto e aço. Coloca as vigas e prepara tudo para a concretagem. Trabalha nas fases da estrutura de aço, como armação, molde, dobra e corte.

8. Bombeiro Hidráulico

É o profissional incumbido pelas instalações hidráulicas do empreendimento. Ele instala tubos de esgoto e encanamentos em geral ao longo dela.

9. Eletricista

Especialista em estruturações elétricas, ele faz passagem de toda a fiação por dentro das paredes, bem como insere interruptores, tomadas e os demais acessórios elétricos.

10. Gesseiro

É o profissional que prepara o local para receber o gesso. É um especialista apto a colocar gesso em várias partes de uma construção, como rebaixamento, divisórias, paredes, teto, sancas e molduras.

11. Carpinteiro

Responsável pelos baldrames (vigas que ficam um pouco abaixo do solo), blocos, lajes, vigas e pilares de madeira.

12. Pintor

Chega por último, praticamente com o acabamento, para efetuar toda a pintura da construção.

Como você pode ver, são muitos os profissionais da construção envolvidos em um projeto. Sendo assim, é de extrema importância saber escolher um bom profissional para que seu projeto seja bem sucedido.

Gostou deste post? Confira, então, o nosso trabalho e entre em contato conosco. Vamos amar sua visita!