Práticas para a boa convivência com a vizinhança

Independente do número de moradores, qualquer condomínio possui normas básicas de convivência, seja na questão do barulho, manutenção, ou até mesmo circulação pela área comum. No entanto, para que os resultados sejam positivos, é importante que todos respeitem o espaço e busquem conviver em harmonia. No seu condomínio, quais regras são estipuladas com esse objetivo? Você conhece todas elas? Confira algumas dicas para ter uma boa convivência com a vizinhança!

Dicas essenciais para uma boa convivência com a vizinhança:

1. Regra do silêncio: não dá para esquecer!

Esse costuma ser o motivo mais comum para reclamações entre vizinhos, no entanto, se cada morador prestar atenção em alguns cuidados simples, barulho não será mais um problema. Todo condomínio costuma ter a regra do silêncio após às 22h, mas isso não quer dizer que durante o dia seja adequado perturbar a rotina da vizinhança. Colocar músicas em um volume agradável, substituir sapatos barulhentos no interior do apartamento e evitar festas após às 22h são atitudes básicas para manter uma boa convivência.

2. Quem deve ir primeiro?

Certamente você já se deparou com um vizinho vindo em direção contrária a sua na entrada das garagens. Nesse caso, a preferência costuma ser daquele que estiver entrando, tanto por questões de segurança quanto acessibilidade. Portanto, quando essa situação ocorrer e você estiver na área interna da garagem, lembre de ceder a preferência!

3. Obras sem preocupações

Durante o dia as obras podem ser feitas sem problema algum, até porque é direito do morador modificar o seu apartamento. No entanto, a recomendação é que após às 18h e nos fins de semana elas não aconteçam. Essas ocasiões costumam ser vistas como um horário de descanso para as pessoas, então você deve imaginar que barulhos de obras podem ser um incômodo, certo?

4. Check-in nas reuniões

Seja mensalmente ou eventualmente, as datas das reuniões de condomínio costumam ser divulgadas pelo local. Isso porque a presença dos moradores é fundamental para que todas as decisões sejam discutidas em conjunto. Separe um tempo para comparecer nesses encontros, essa é uma forma de acompanhar o que acontece no condomínio e expor as suas opiniões!

5. Comece o dia com um “bom dia”!

Os vizinhos costumam fazer parte da nossa rotina, por isso, é importante manter uma convivência amigável. Cumprimente as pessoas no corredor e ofereça ajuda para carregar as compras. Com gestos simples é possível construir uma relação positiva entre todos os moradores!

6. Cumprindo as regras para a boa convivência com a vizinhança

Todas as questões estabelecidas como regras no condomínio são pensadas coletivamente, pensando na qualidade de vida de todos os moradores. Por isso, é importante respeitá-las e conversar amigavelmente com aqueles que, em algum momento, não fazem o mesmo. Através da cooperação e respeito os problemas são solucionados com mais facilidade, sem afetar a boa convivência da vizinhança!