Plantas para ter dentro de casa

Além de uma decoração bem planejada, detalhes como a presença ou não de plantas e flores acabam trazendo muito mais conforto e vida para dentro de casa. No entanto, na hora da escolha é preciso estar atento e priorizar espécies que consigam se adaptar com a iluminação disponível, assim como estar ciente dos cuidados necessários em cada opção. A lista de possibilidades inclui alternativas para todos os gostos, que variam desde a fisionomia da planta em cada estação até as necessidades que podem encaixar com diferentes tipos de rotina.

5 espécies ideais para ter dentro de casa:

1. Yucca – Certamente você já se deparou com uma Yucca em escritórios ou casas de amigos. Essa é uma espécie que além de dar um toque sofisticado na decoração, colabora com a filtração do ar e deixa o ambiente muito mais aconchegante. No entanto, para que ela cresça de forma saudável alguns cuidados simples devem ser adotados, é fundamental deixá-la próxima de janelas bem iluminadas e regá-la de 1 a 2 vezes por semana.

2. Árvore-da-felicidade – A possibilidade dessa planta trazer boas energias é um dos fatores que faz dela uma espécie bastante escolhida para dentro de casa, mas há quem diga que para isso ela deve ser recebida como um presente. Se isso realmente acontece não há como confirmar, mas ela continua sendo uma ótima alternativa para incrementar o ambiente com suas folhas pequenas e delicadas. A árvore-da-felicidade costuma se dar bem em sombras, no entanto, exposta ao sol ela acaba se mostrando ainda mais forte e saudável.

3. Cacto – O aspecto único do cacto faz com que ele esteja presente na estante de qualquer amante de plantas. Mas diferente do que muitos pensam, diversos cuidados são necessários para a sua sobrevivência. Assim como sua raiz não deve estar muito seca, água em excesso pode acabar matando a planta. Por isso, além de deixar o vaso sempre próximo da janela, é preciso conferir através da umidade da terra a necessidade de regá-la. Esses cuidados fazem dela uma planta propicia para o interior da casa, já que assim o ambiente pode ser controlado para as suas características.

4. Zamioculca – Para aqueles que procuram uma planta resistente e com poucas necessidades, a Zamioculca é a melhor opção. Indicada principalmente para iniciantes na jardinagem, ela consegue se adaptar facilmente em locais com pouca iluminação. Cuidados simples como molhar de 1 a 2 vezes por semana e acrescentar adubo a cada 4 meses podem fazer com que ela cresça forte e ainda mais bonita. É importante também ficar atento a sua cor, caso algumas folhas apareçam amareladas pode ser um sinal de que a planta está muito exposta ao sol, nesse caso a solução é simples, basta trocar o vaso de lugar e tirar a folhagem afetada para não comprometer o restante.

5. Jade – Assim como a árvore-da-felicidade, as jades também são conhecidas como plantas que trazem prosperidade para o ambiente. Com um aspecto suculento e semelhante a uma mini árvore, ela consegue ser um detalhe sofisticado em diferentes estilos de decoração. Seu cuidados são um pouco mais específicos que a Zamioculca, por exemplo, já que ela precisa da presença do sol durante o dia e deve estar molhada na medida certa, sem estar encharcada ou seca demais.

Quais plantas você já adotou na sua decoração? Além de propiciar conforto para os cômodos da casa, as plantas acabam sendo uma boa alternativa para mesclar o ambiente com aspectos naturais. Com poucos cuidados é possível aproveitar a beleza de cada espécie da melhor maneira mesmo deixando-a dentro de casa.