Planejamento financeiro: entenda a importância de investir

Todo investidor almeja obter independência financeira aplicando seu dinheiro para aumentar o patrimônio e gerar renda. No entanto, essa liberdade só pode ser conquistada quando, antecipadamente, há um objetivo definido e um planejamento financeiro eficiente.

Além disso, de acordo com o momento do mercado financeiro, alguns tipos de investimento se tornam voláteis e pouco rentáveis.

Entenda a importância de se planejar financeiramente para investir em imóveis que, no momento atual, é uma excelente forma de aumentar a rentabilidade.

Entenda o planejamento financeiro para o investidor

Primeiramente, para elaborar um bom planejamento financeiro, é necessário entender o perfil do investidor e quais riscos está disposto a assumir no investimento. Os perfis de investidores são:

  • Conservador: evita assumir qualquer tipo de risco e sempre busca por investimentos com retorno previsível;
  • Moderado: aceita assumir certos riscos, contando que a rentabilidade se mantenha em ascensão a longo prazo;
  • Arrojado: disposto a assumir grandes riscos para obter a rentabilidade máxima.

Em outras palavras, o perfil do investidor tem o objetivo de identificar qual é a carteira de investimentos mais adequada e é de extrema importância para criar um planejamento financeiro efetivo.

Além disso, é essencial avaliar quais riscos você está disposto a assumir ao montar uma carteira de investimentos. Quanto aos riscos existentes nas aplicações, podem ser classificados em:

  • Risco alto: composto, em sua maioria, por ativos de renda variável como ações e commodities;
  • Risco médio: parte dos recursos são aplicados em renda fixa para obter um retorno previsível seguro;
  • Risco baixo: tem como principal objetivo blindar os recursos disponíveis em renda fixa e, posteriormente, partir para os ativos de alto risco.

Cada decisão deve ser pautada em um bom planejamento financeiro, pois é por meio deste planejamento que o investidor consegue ter uma visão geral da sua saúde financeira e entender quais riscos pode ou não assumir.

Além disso, um bom planejamento evita que o investidor tome decisões equivocadas e, consequentemente, seja prejudicado financeiramente.

Como criar um planejamento financeiro eficaz

Como mencionado anteriormente, criar um planejamento financeiro é o primeiro passo para quem deseja se tornar um investidor de sucesso.

Se planejar financeiramente é definir metas e objetivos, comparar com o custo fixo mensal e criar estratégias para poupar dinheiro e investir com o propósito de alcançar as metas.

Primeiramente, organize as finanças para entender quanto é o custo fixo mensal, os custos prioritários e quais despesas podem ser cortadas. Essa organização é fundamental para entender como e onde você gasta o que recebe.

Além disso, avalie suas dívidas em aberto e, se possível, renegocie os valores para obter juros menores. Assim como, evite se comprometer com novas dívidas a longo prazo. Após, faça uma análise do mercado e das possibilidades de investimento mais rentáveis.

Imóveis são a oportunidade do momento para rentabilizar o dinheiro

Dentre as muitas formas de investir, os imóveis continuam sendo uma excelente opção para obter bons rendimentos, visto que se valorizam com o tempo.

Além disso, comprar um imóvel é considerado um investimento seguro, pois aumentam o patrimônio em momentos de crescimento econômico e preservam o capital diante de uma crise.

Porém, não é qualquer imóvel que vai trazer a rentabilidade esperada. Sob o ponto de vista do investidor, há critérios que precisam ser avaliados no imóvel e na localização como proximidade do transporte público, histórico de preço da região e urbanização do bairro, pois auxiliam na previsibilidade de uma boa valorização do imóvel nos anos seguintes.

Juntamente com isso, a redução das taxas de juros dos bancos é mais um impulsionador para a compra de imóveis. A constante queda da Selic – atualmente em 2,25% – torna o financiamento bancário mais acessível e o momento ideal para comprar imóveis prontos e terrenos.

Agora que você entendeu a importância de um planejamento financeiro para investir, é hora de dar o primeiro passo em direção a vida financeira independente.

Portanto, quer complementar sua carteira de investimentos com imóveis? Baixe o e-book “Nome do E-book” e aprenda tudo sobre como obter um excelente retorno financeiro investindo em terrenos e imóveis prontos.