Orçamento de obra: 4 dicas para o projeto se manter dentro do previsto

Manter o orçamento de obra durante a construção é essencial para que o projeto alcance todos os objetivos. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados pelo orçamentista para que os valores se mantenham até o final como o planejado.

Sendo assim, algumas questões necessitam de mais atenção que outras, como saber se o estoque vai suprir as necessidades e o que comprar com base nele; conhecer os prazos de entrega dos fornecedores para que tudo seja encomendado em tempo hábil, entre outras. Neste post você vai conhecer algumas dicas que ajudam a melhorar o orçamento de uma obra. Veja!

1. Planeje o orçamento da obra

Nada funciona bem sem organizar e planejar, não é mesmo? Na construção de um imóvel, é a mesma história: requer um bom planejamento para que nada passe despercebido. O encarregado pela organização das despesas de uma obra é o orçamentista, contudo vários profissionais também se envolvem.

O responsável pela pesquisa sobre os custos dos insumos tem um grande aliado, que é a tabela do SINAP (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) — atualizada mensalmente pelo IBGE. É necessário, portanto, revisar periodicamente os valores e atualizá-los se necessário.

2. Faça uma análise de risco

Prever os riscos que podem ocorrer durante uma obra é bastante difícil. Por isso, fazer uma análise das ameaças pode evitar surpresas. É essencial, antes de fechar qualquer orçamento, pesar tudo, como eventuais atrasos, que podem ser por falta de funcionários, problemas climáticos, demora na entrega de material, entre outros.

Por conta disso, manter estratégias para contornar esses transtornos é uma boa forma de levar a obra até o fim, que pode ser por meio de aditivos contratuais e outras alternativas, como até mesmo um plano de gestão de crise — garantindo, assim, o controle orçamental.

Para evitar parte dos contratempos — que existem mesmo —, antecipar alguns serviços a fim de dar maior fluidez ao trabalho pode ser uma boa medida, mesmo que estejam dentro do cronograma. Assim, tarefas que necessitem posteriormente de mais atenção poderão ser resolvidas sem sobressaltos.

3. Busque bons fornecedores

Buscar bons fornecedores e construir uma relação de confiança é uma boa garantia de entregas com prazos respeitados e material de excelente procedência. Além disso, atentar-se à redação do contrato evita erros que comprometem o orçamento, portanto tenha atenção e providencie uma boa revisão de todos os detalhes.

4. Promova a comunicação entre todos os envolvidos

A integração torna tudo mais fácil, principalmente quando surgem problemas. Quando existe uma boa comunicação, qualquer dificuldade no canteiro de obras é sanada mais rapidamente e torna-se mais simples manter o orçamento o mais próximo possível do planejado.

Como você conferiu neste post, manter o orçamento de obra sob controle evita transtornos no decorrer da construção, tornando esse momento bem mais tranquilo, não é mesmo? O planejamento prepara a todos para qualquer imprevisto e cria soluções para possíveis problemas.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a conquistar o sonho do imóvel próprio!