O que você sabe sobre terraplenagem?

Para construir com segurança, é importante passar por todas as etapas que antecedem o início da obra. Entre elas, a terraplenagem.

O objetivo dessa etapa é garantir a resistência do terreno para suportar a estrutura da construção, evitando problemas futuros.

Se você procura informações sobre esse processo, vamos explicar tudo neste texto. Venha com a gente!

O que é terraplenagem?

Terraplenagem vem do verbo terraplenar. Ou seja, tornar pleno, encher algo que está vazio.

É uma técnica utilizada na construção civil, que consiste em retirar terra da parte mais alta de um terreno e colocar na parte mais baixa, com o objetivo de nivelar a área.

Essa etapa é muito importante para evitar futuros problemas e manter a segurança da obra, visto que se trata da base que vai suportar o peso da construção.

Nesse sentido, contratar um profissional experiente na área para executar e acompanhar o processo faz toda a diferença, pois ele fará a análise do terreno para determinar qual é o melhor tipo de terraplenagem.

Como é executada a etapa de terraplenagem?

Todo o processo é realizado por máquinas específicas para esse tipo de trabalho, como retroescavadeiras, pás escavadeiras e tratores de esteira.

A primeira etapa, como mencionado anteriormente, é o estudo do terreno pelo profissional ou empresa especializada. O mesmo realiza uma análise detalhada com base no tipo de solo, aclives e declives, e resistência do terreno para suportar altas cargas.

Após esse processo, ele determina o tipo de terraplenagem adequado para o terreno. Os tipos podem ser:

  • Destocamento: retirada de restos de árvores e plantas;
  • Drenagem: retirada de acúmulo de água;
  • Demolição: retirada de uma construção existente no terreno;
  • Compactação do solo: uso de rolos compressores para deixar o terreno mais firme;
  • Escavação: retirada de terra;
  • Aterramento: colocação de terra.

Antes de iniciar essa etapa, o terreno precisa estar completamente limpo (sem restos de entulhos e pedras) para as máquinas conseguirem trabalhar adequadamente.

Além disso, caso houver vegetação sobre o terreno, é necessário obter uma autorização de corte de vegetação com o órgão responsável.

Qual é a importância dessa etapa para uma construção?

A principal função da terraplenagem, além de nivelar o terreno, é garantir uma base forte para qualquer tipo de construção, como rodovias, casas e prédios.

Nesse sentido, a execução correta por um profissional especializado é o que vai garantir a segurança necessária para construir a estrutura desejada em cima do terreno e evitar problemas como uma possível erosão e deslizamento de terra.

Aclives Vs. Declives Vs. Terrenos Planos

Se você pretende comprar um terreno, fique atento aos aclives e declives muito acentuados, pois eles são um indicativo de que será necessário terraplenar o terreno.

Geralmente, esses terrenos costumam ser mais baratos, porém há possibilidade de ter custo extra para executar a terraplenagem que, em muitos casos, não precisa ser feita nos terrenos planos. Vale colocar na ponta do lápis e analisar os custos.

Está procurando o terreno ideal para construir? A Costa Sul Urbanismo possui loteamentos prontos e em construção na Grande Florianópolis e no Sul de Santa Catarina, com metragens variadas que atendem todos os tamanhos de construções.

Acesse o site da urbanizadora e conheça os detalhes dos empreendimentos.