O que saber antes de comprar um apartamento? Veja 7 lições essenciais!

Todo mundo sonha com a conquista da casa própria! Poder ter o seu cantinho para iniciar sua família ou se ver livre do aluguel. Por ser um investimento muito alto, é necessário que o comprador tenha muita cautela em todo o processo de negociação e realize um planejamento financeiro e pesquisa antes dessa aquisição. Afinal, o que saber antes de comprar um apartamento?

As negociações que envolvem compra e venda de imóveis envolvem um alto valor aquisitivo do qual o comprador deve desembolsar. Muitas vezes, se todo esse processo não for feito com cuidado e atenção, a pessoa pode acabar tendo problemas e dores de cabeça.

Se você não sabe o que deve ser feito antes de adquirir um imóvel, não se preocupe. Foi pensando nisso que preparamos 7 dicas essenciais para o comprador atentar-se no momento da compra. Vamos lá?

1. Estabeleça um orçamento

No início do processo de compra de um imóvel, é essencial que seja feito um planejamento financeiro. A ideia é que o comprador procure o melhor financiamento, saiba a quantidade de parcelas, de quanto ele precisará arcar para a entrada e quais as garantias de renda ele terá a um longo prazo.

Sendo assim, para que tudo isso seja esclarecido, é necessário que o comprador estabeleça um orçamento para a aquisição do apartamento. Dessa forma, vai conseguir se planejar adequadamente, reunir o valor, realizar algumas economias necessárias e não ter nenhum problema referente ao pagamento, visto que é um grande investimento.

2. Defina aquilo que você quer

Depois de definir quanto você pode gastar com essa compra, chegou a hora de escolher aquilo que você quer. Veja qual o imóvel ideal para você e a sua família, com relação ao tamanho, número de quartos necessários, estrutura oferecida pelo prédio, entre outros aspectos a serem analisados. Pesquise no mercado quais opções se enquadram naquilo que você quer e que caibam no seu orçamento.

3. Decida o tipo do apartamento

Comprar um apartamento novo ou usado? Essa dúvida surge por conta das muitas opções existentes no mercado imobiliário. Um imóvel usado acaba sendo mais barato do que um novo, mas é possível que você encontre alguns desgastes quanto à condição do apartamento.

Se for um mais novo, mesmo que seja mais caro, você vai comprar algo em ótimas condições de uso e com acabamentos e materiais modernos. Tem a opção de adquirir um apartamento semi-novo, também. É aquele imóvel que não tem muito tempo de construção e foi pouco utilizado. Nesses casos, o preço geralmente é mais em conta.

4. Leia a convenção do condomínio e suas regras

Quando se muda para um lugar novo, é preciso conhecer as regras que o regem. Portanto, procure se informar quanto às regulamentações da convenção do condomínio. É importante estar ciente sobre horários para fazer barulho, se é ou não permitido ter animais em casa, qual a forma adequada de utilizar as áreas comuns do prédio etc.

5. Pesquise se o bairro atende às suas expectativas

Conheça bem a localização do apartamento antes de se mudar. Veja se aquele bairro é próximo de locais que fazem parte da sua rotina, como escola dos filhos, trabalho, casa de familiares. Confira os recursos comerciais nas proximidades e procure saber sobre aspectos de segurança da vizinhança, vias de acesso facilitadas para outros lugares, entre outros fatores.

6. Analise a estrutura do apartamento e infraestrutura do edifício

Antes de realmente escolher o imóvel que você vai comprar, é muito importante que faça um análise sobre a estrutura do apartamento. Verifique se ele está em boas condições, sem nenhum defeito e se está de acordo com o memorial descritivo do imóvel.

Verifique, também, a infraestrutura do edifício, se condiz com o valor cobrado na taxa condominial. Prédios que têm áreas de lazer, como piscina, salão de festas, espaço gourmet, espaço fitness etc., costumam ter uma tarifa mais cara.

7. Pesquise a reputação da empresa da qual pretende comprar o imóvel

Em toda a pesquisa que você fizer, inclua uma sobre a empresa que você pretende comprar o imóvel. Procure saber sobre a procedência de outros serviços que ela já realizou, como foram os prazos de entrega e veja com outros clientes como foi a experiência.

Por fim, vale ressaltar que, seguindo adequadamente cada um desses fatores, com muito cuidado e atenção, você estará fazendo a preparação necessária e terá muito sucesso na sua aquisição.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o que saber antes de comprar um apartamento? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando!