Compra de terreno: 4 dicas para negociar um lote empresarial!

O investimento em um lote empresarial pode ser uma ótima fonte de ganho, já que esse tipo de empreendimento tem tudo para se valorizar com o tempo. Para ter ganhos ainda melhores, é preciso jogo de cintura para obter as melhores condições ao realizar a compra do terreno.

Se você está pensando em investir e quer negociar terreno comercial em breve, veio ao lugar certo. Confira agora 4 dicas para extrair o melhor da negociação!

 

  • Saiba o real valor de mercado do lote empresarial

 

Antes de partir para a negociação, faço o seu dever de casa, isto é, faça uma boa pesquisa. Você com certeza não quer pagar mais do que o terreno vale, mas também não deve oferecer um valor muito abaixo do mercado.

Portanto, pesquise outros lotes empresariais na região, saiba as características do empreendimento, os prós e contras do negócio e obtenha, assim, o real valor de mercado do terreno empresarial. A partir daí, você pode montar sua estratégia para conseguir um bom negócio.

 

  • Construa um relacionamento com seu parceiro de negócios

 

A compra de terreno, e toda a sua negociação, geralmente também envolve ter um bom relacionamento com o vendedor. As chances de você conseguir um bom negócio e até obter um desconto são maiores se você tem alguma história e constrói uma parceria com o vendedor.

Especialmente se você tem o hábito ou a pretensão de investir em mais de um lote empresarial, é fundamental construir um relacionamento com seu parceiro de negócios para obter as melhores oportunidades.

Para isso, seja sempre educado e cordial, faça perguntas pertinentes e negocie de forma respeitosa, mostrando que você entende o valor do bem que está sendo vendido e valoriza os pontos positivos do lote em questão. 

 

  • Preste atenção à documentação

 

Ao realizar a compra de terreno é imprescindível observar se a documentação do loteamento está em ordem e se o empreendimento foi autorizado pelos órgãos competentes. Muita gente não dá a devida atenção a essa etapa e acaba tendo surpresas desagradáveis.

Portanto, observe a documentação e a fique atento à reputação da empresa que está oferecendo o lote.  

 

  • Tenha paciência ao negociar terreno

 

A negociação é uma verdadeira arte e exige paciência e muita prática. Não feche na primeira proposta que receber — sempre faça uma contraproposta. Claro, essa contraproposta deve ser realista, mas não tenha medo de ser ousado.

É normal que você tenha que fazer várias rodadas de negociação até chegar aos valores e termos de pagamento satisfatórios para as duas partes. O importante é ter paciência, manter a calma e nunca desistir de um bom negócio, ainda que pareça difícil convencer a outra parte.

Se você está pensando em fazer a compra de terreno empresarial como forma de investimento, pode aumentar o seu poder de barganha, por exemplo, ao fazer uma oferta por mais de um lote. Assim, você desperta o interesse do vendedor e começa com o pé direito.

Enfim, negociar terreno não é tarefa fácil, mas o investimento em um bom lote empresarial pode ser muito recompensador. Por isso, o esforço geralmente vale a pena.

Preste atenção à parte burocrática, faça uma ampla pesquisa sobre a região e o potencial de valorização do empreendimento e construa um bom relacionamento com o seus parceiros de negócio. Fazendo isso, você tem muito a ganhar. 

E então, gostou das nossas dicas sobre como negociar terreno? Se você quer aprender ainda mais sobre os imóveis comerciais, continue lendo e conheça as linhas de financiamento disponíveis para este tipo de imóvel! E aprofunde-se ainda mais com outras informações no blog da Costa Sul Urbanismo.