Mudança de casa: prepare seu pet para viver esse sonho com você

Você sabe como preparar seus animais de estimação para realizar o sonho de mudar de casa para um imóvel próprio? Essa conquista é uma alegria para os humanos, mas para os pets esse processo pode ser estressante. Isso porque cães e gatos são extremamente territorialistas e ligados a hábitos, então, antes de levá-los para um ambiente totalmente desconhecido é preciso criar condições para que eles se sintam à vontade no novo lar.

Lembre-se que os primeiros dias serão de adaptação, sua e de seu pet. Você terá de ajustar sua rotina, seus horários e prestar atenção ao comportamento dos animais. É normal que inicialmente eles estranhem o novo ambiente, mas com algumas dicas, o período de mudança será feliz e tranquilo para todos.

Dias antes da mudança

Se você tem um cachorro e costuma passear com ele na vizinhança, vale levá-lo, sempre que possível, para conhecer as redondezas do novo lar. Isso faz com que o animal vá se acostumando com o ambiente e demarcando seu território. No caso dos gatos, a dica é só levá-los para o local definitivo quando já houver telas nas janelas e sacadas, principalmente se a mudança for de uma casa para um apartamento.

No dia da mudança

Entre caixas e móveis que se vão no caminhão de mudança, a recomendação é de que seu animal de estimação não esteja em casa neste dia. Procure levá-lo para um lugar seguro, onde possa ficar até que o ambiente já tenha condições mínimas para receber todos vocês. A movimentação de pessoas desconhecidas pode causar estresse no pet, isso sem contar o risco de machucados que podem ocorrer com a montagem e desmontagem de móveis.

Depois de instalados

Mudança feita, chegou o dia de levar o pet pra casa! É muito importante que os donos estejam presentes no momento em que o animais são levados para o novo lar. Afinal, os territórios dominados por eles não existem mais e a presença de pessoas conhecidas ajuda a trazer a sensação de segurança. De acordo com especialistas, é recomendado preservar os espaços e os objetos que os pets tinham na antiga casa, como o cantinho para dormir, para fazer as necessidades e comer. A recomendação no caso dos gatos é primeiramente soltá-los dentro de apenas um ambiente, sempre com a presença do dono. É importante deixá-los descobrindo o local e somente depois, e aos poucos, ir apresentando as demais partes da casa.

Pequenos truques

Neste momento de mudança a ansiedade pode dominar o seu pet. Tristeza, tremores, falta de apetite e sonolência exagerada são alguns dos sintomas que o animalzinho pode sentir nos primeiros dias, principalmente se ele passar por um grande estresse. A recomendação dos especialistas é que você use o olfato apurado dos animais a seu favor. Utilize os mesmos objetos (caminha, caixa de areia, arranhadores, etc) da casa antiga e espalhe objetos de uso pessoal dos moradores pela casa. As peças de roupa que você já usou possuem o seu cheiro, ou seja, o animal pode senti-lo e entender que está no lugar certo, seu novo lar.

Os pets são puro amor! Tenha você um gato ou um cachorro é muito bom poder compartilhar a rotina com eles e sentir todo o carinho que somente eles podem proporcionar. Para que seus animais tenham um dia a dia saudável além da mudança, é imprescindível levá-los para gastar energia e brincar ao ar livre, o que pode ser feito em um pet place, por exemplo. Esse tipo de espaço é projetado especialmente para os animais e é perfeito para os dias em que você não tem tempo de levá-los para correr na rua. No Lanai Residence Club você encontra esta e muitas outras áreas de lazer para toda a família. Seguindo essas dicas temos certeza que a mudança será muito tranquila para você e seu bichinho de estimação.