Maneiras criativas de decorar a casa gastando pouco

Escolher o local, o melhor terreno, construir a casa que sempre desejou e esperar ser entregue. Essas são as principais etapas de quem está realizando o sonho de ter a casa própria. Depois, é o momento de idealizar a decoração de cada cômodo. Os móveis, cores nas paredes, iluminação, objetos decorativos, papéis de parede e muito mais.

Com tantos gastos o orçamento para a decoração pode ficar abaixo da expectativa, mas isso nem sempre é um problema ou impeditivo para planejar e decorar os ambientes da casa. Nesse momento a criatividade é quem fala mais alto.

Em tempos de internet e ‘faça você mesmo’, é possível encontrar diversas formas de decorar um ambiente com referências de decoração pronta, customização de objetos e como acessórios fazem a diferença.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar a planejar a decoração gastando pouco:

ILUMINAÇÃO

Uma boa iluminação faz com que os ambientes se tornem aconchegantes e convidativos. Cada ambiente deve ser iluminado de uma maneira, com lâmpadas frias ou quentes, brancas ou amarelas. Abajures, trilhos com spot e pendentes são algumas opções para compor a decoração.

ESPELHOS

Para ambientes pequenos, os espelhos são essenciais ao dar impressão de amplitude e funcionam bem em corredores e na sala de jantar.

PAREDES COLORIDAS

As cores dão vida ao ambiente e causam um impacto de conforto e aconchego. Escolha uma parede do cômodo e uma cor que combine com o restante da decoração.

ADESIVOS EM REVESTIMENTO

Uma parede de tijolos brancos, pastilhas e piso amadeirado são algumas opções de decoração sem fazer alto investimento. Com adesivos em revestimentos é possível colar em paredes e azulejos diversas texturas para criar um novo ambiente

ACESSÓRIOS

Alguns objetos podem passar despercebidos na decoração mas fazem toda diferença no ambiente. Tapetes, almofadas, colchas, puffes, quadros, tramas metálicas para pendurar fotos e luminárias são alguns acessórios que deixam o cômodo mais bonito.

PLANTAS

Ter um espaço verde com algumas plantas é bonito e não demanda investimento alto. Para fazer um jardim vertical, por exemplo, basta pendurar com ganchos ou parafusar vasinhos de plástico em ripas de madeira. As suculentas são ótimas opções de plantas baratas, uma vez que duram por um longo período e não demandam muito tempo para cuidar.

FAÇA VOCÊ MESMO (DIY)

Diy é a sigla em inglês da expressão ‘Do It Yourself’ que em português significa “faça você mesmo”. É muito comum ver vídeos e tutoriais direcionados para assuntos de design e decoração de ambientes onde as pessoas reformulam móveis, constroem luminárias, pintam objetos com o objetivo de criar soluções baratas e criativas.