Lumis Parque: quando todos preservam, a região desenvolve!

Quando contribuímos por uma causa juntos, os bons resultados são consequência. Seja um empreendimento horizontal, condomínio ou até mesmo uma rua, qualquer conduta prejudicial resulta em consequências para todos os moradores. Por isso, a melhor alternativa é pensar em conjunto e fortalecer a qualidade de vida de toda a vizinhança, através do trabalho em equipe e, principalmente, das pequenas atitudes.

Palhoça é o município que mais cresce na Grande Florianópolis e foi a cidade escolhida para o Lumis Parque Empresarial e Residencial. Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da região e oferecer aos moradores um local com infraestrutura completa, cada espaço foi planejado com cautela. No entanto, ao ser entregue, a continuidade desse progresso depende também da ajuda da própria comunidade. Através da preservação do ambiente e da relação de confiança entre os vizinhos, por exemplo, é possível manter a qualidade de vida e valorizar ainda mais a região.

Limpeza e saúde para o Bairro

Um dos principais cuidados que devem ser analisados por todos é a limpeza das vias públicas e dos próprios terrenos privativos. Com o acúmulo de lixo ou mato acima do nível recomendado, a ocorrência de mosquitos e animais peçonhentos pode ser uma realidade para quem convive no ambiente. Por isso, uma boa forma de ajudar a cuidar do Lumis Parque é programando um dia para limpar o seu terreno, cortando o acúmulo de grama e evitando qualquer entulho. Além de auxiliar também na preservação da vizinhança, depositando o seu lixo no lugar correto.

Segurança e trabalho em equipe

A segurança também pode ser acompanhada pelos moradores. Uma forma criativa de colaborar é através da criação de um grupo de mensagens virtuais entre os vizinhos, onde qualquer atividade suspeita é publicada em tempo real para todos. Nesse caso, a polícia também deve ser acionada, o objetivo de comunicar os moradores é apenas como um sinal de alerta para a atividade suspeita.
Quando há parceria na vizinhança, todo o bairro é beneficiado. Por isso, além de proteger a sua família, lembre de manter contato com aqueles que moram ao lado. Da mesma forma que você ajuda a monitorar a segurança do terreno vizinho, todos podem auxiliar a fiscalizar a sua residência quando não estiver por perto.

Cuidados com as vias públicas

A partir do momento em que o empreendimento é entregue pela Lumis, todas as vias passam a ser públicas. Por isso, diante de qualquer necessidade de reparo local, solicite diretamente na Secretaria de Infraestrutura, através do telefone (48) 3279-1715. Como morador, os seus direitos são preservados através dos impostos, não deixe de fiscalizá-los.

Como denunciar situações de risco aos moradores

Ao perceber negligência com acúmulo de lixo e sinais de perigo à saúde em terrenos privativos ou vias públicas, é possível denunciar na própria Ouvidoria geral da Prefeitura de Palhoça. O telefone para contato é o (48) 3279-1810 e o endereço do site www.palhoca.atende.net. Também é possível fazer uma denúncia anônima através do atendimento ao cidadão online, clicando aqui. A partir do momento da denúncia, a prefeitura enviará ao local um fiscal que confirmará as irregularidades.

Com cuidados básicos e parceria entre os moradores é possível cultivar a tranquilidade e a qualidade de vida da vizinhança. Ajude a cuidar do Lumis Parque Empresarial e Residencial e denuncie atitudes de vandalismo, juntos podemos desenvolver ainda mais a região!