Como a localização do imóvel influencia a qualidade de vida

Morar em um apartamento bem localizado é sinônimo de qualidade de vida. Isso porque a localização do imóvel é capaz de tornar a rotina mais fácil e os dias mais leves.

Em outras palavras, optar por um bairro que atenda seu estilo e suas necessidades é fundamental para viver melhor.

Além disso, os imóveis localizados em boas regiões também são mais valorizados, o que pode se tornar um bom negócio futuramente, caso seja necessário vender.

Quer saber quais são as características principais da localização do imóvel que tornam a sua vida mais prática? Vem com a gente!

Localização do imóvel: quais características do bairro contribuem para o seu bem-estar?

Em primeiro lugar, é claro que as características específicas do bairro que vão facilitar a rotina dependem muito do seu perfil, seu momento de vida e das suas necessidades.

Entretanto, há alguns atributos básicos, que devem ser considerados na hora de escolher a melhor localização para a sua futura moradia. São eles:

Acesso facilitado ao comércio

Essa é uma das principais características de um imóvel com boa localização.

Afinal, você poderá realizar todas as atividades do dia a dia, como ir ao supermercado ou à padaria, sem precisar de um deslocamento muito grande.

Ter essa variedade de comércio e serviços, como supermercados, lojas, agências bancárias, padarias e outros estabelecimentos oferece agilidade e muita praticidade.

Como resultado, é menos tempo gasto no trânsito e mais qualidade de vida.

Outra vantagem é estar próximo de centros empresariais e comerciais que tenham restaurantes e bares, pois oferecem boa gastronomia muito próxima da residência.

Centros de saúde, hospitais e clínicas médicas

Mais uma característica da localização do imóvel que influencia a qualidade de vida é estar perto de centros de saúde.

Isso porque durante uma emergência, ter um centro de saúde ou uma farmácia nas redondezas faz uma grande diferença, principalmente, para quem tem filhos e precisa comprar um remédio no período da noite.

Áreas verdes e espaços para prática de atividades físicas

Uma das atividades mais relacionadas à qualidade de vida, sem dúvida, é a prática de exercícios.

Além de contribuir para o bem-estar físico, a prática dessas atividades também faz muito bem para a saúde mental.

Portanto, antes de escolher a localização do imóvel, pesquise se há praças, parques ou espaços públicos que tenham equipamentos de ginástica. O corpo e a mente vão agradecer muito!

Da mesma forma, perceba se a região possui boa arborização, pois é comprovado que o contato com o verde gera sensação de bem-estar, melhoria do humor e redução dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Boa infraestrutura do bairro

Este tópico se refere especificamente sobre a infraestrutura construtiva do bairro. Ou seja, uma região com estradas em boas condições, iluminação pública adequada, entre outros.

Os bairros que possuem boa estrutura para atender a demanda comercial, empresarial e residencial recebem cada vez mais investimentos públicos e privados para melhorias constantes.

Como resultado, a região é mais valorizada. E morar em um bairro assim pode gerar um bom negócio futuramente, visto que o imóvel também ganha valorização.

E, então? A localização do imóvel ideal para você possui todas essas características? Continue a leitura e saiba mais sobre a relação entre moradia e qualidade de vida neste outro conteúdo.