Lazer em meio a cidade: descubra os parques lineares

Imagine um parque público em meio a cidade, com uma grande área verde, espaços planejados para crianças e adultos e a possibilidade de curtir a natureza. Esse tipo de local está ganhando cada vez mais espaço nos ambientes urbanos: são chamados de parques lineares.

Os parques lineares são alternativas sustentáveis que garantem, além de novos espaços de lazer nas cidades, a revitalização de terrenos inutilizados ou degradados. Normalmente, eles são planejados ao lado de cursos d’água, que são considerados áreas de proteção permanente e possuem regras contra a construção de edificações.  

No entanto, por mais que essa área seja protegida, a urbanização crescente ao seu redor aumenta o risco de degradação ambiental dessa região. Por isso os parques lineares têm sido vistos como alternativa para recuperar e preservar esse ecossistema. Uma das características dessa revitalização é o aumento da vegetação nas margens dos cursos d’água. Isso porque as raízes naturais fazem com que a resistência do terreno aumente e, por consequência, a sua permeabilidade.

      Na prática, o planejamento desses parques não tem apenas o objetivo de criar um local interativo. Mas, sim, unir esse aspecto ao melhoramento do meio ambiente. Por isso, após a revitalização e a devida manutenção da vegetação, a infraestrutura interativa é planejada conforme as possibilidades oferecidas pelo terreno. E existem diversas formas de projetar o parque linear para ser uma área de lazer proveitosa ao público: pistas de caminhada e ciclismo, parques infantis e espaços para exercícios físicos são algumas das possibilidades, além de um gramado em meio à vegetação.

Com toda a urbanização das cidades, ter um ambiente preservado e preparado para o lazer é essencial para proporcionar mais qualidade de vida à população. Inclusive no controle do clima, já que a presença de natureza provoca um aumento da umidade e diminuição das ilhas de calor, fenômeno bastante comum nas grandes cidades.

O parque linear do Parque das Vilas

Em breve Governador Celso Ramos também terá um parque linear. O empreendimento Parque das Vilas, da Costa Sul Urbanismo, será pioneiro nesse conceito, levando para a cidade este novo espaço de convivência para toda a população.

No projeto idealizado pela arquiteta e urbanista Yael Gossis foram criadas diversas atrações para toda a família. Haverá pista de caminhada, anfiteatro, academia ao ar livre, pet place, labirinto infantil, playground e muito mais. O empreendimento localizado no bairro Areias de Baixo tem entrega prevista para 2021 e será a união perfeita entre desenvolvimento e qualidade de vida para os futuros moradores.  

Garanta o seu terreno em um empreendimento único em Governador Celso Ramos. Acesse o site e solicite um atendimento.