Jardins verticais: uma alternativa criativa para a decoração

A rotina agitada das grandes cidades requer um ambiente aconchegante no fim do dia. Por isso, além de uma poltrona confortável ou uma cozinha bem planejada, outra alternativa criativa para decorar a sua casa é com montar jardins verticais.
Mas quem imagina que jardins podem ser adaptados apenas em áreas externas, certamente está muito enganado! A mais nova opção de decoração inclui o planejamento desse espaço em qualquer ambiente da sua casa ou apartamento, gerando conforto e comodidade para os moradores.
Veja as possibilidades e dicas sobre jardins verticais que a Lumis separou para você:

1. Área interna

As decorações internas que usam os modelos verticais como opção conseguem resultados super criativos que acabam fugindo do habitual. A alternativa mais eficiente é acrescentar uma parede preenchida por plantas e, como estética, uma iluminação interna. Além de refrescar o ambiente, essa é uma forma de conseguir uma elegância natural na decoração.

2. Horta suspensa

Para quem gosta de um tempero fresquinho na alimentação, nada mais atraente do que ter a sua própria horta dentro da cozinha. Além de um benefício para a rotina, a horta suspensa pode ser um diferencial na decoração. Uma alternativa é reservar qualquer parede que tenha contato com a luz externa e preenchê-la com vasos coloridos, um para cada tempero. Além do sabor implementado na alimentação, essa pode ser uma possibilidade de ter um aroma natural da culinária no próprio ambiente.

3. Banheiro

Essa é a área mais úmida da casa, por isso, um jardim vertical pode ser uma forma de auxiliar na própria arborização do ar. Entretanto, para que a vegetação sobreviva à umidade, são necessários pontos de iluminação externa, seja através de grandes janelas ou clarabóias. Para complementar a decoração, é interessante pensar na utilização da madeira como suporte das folhagens, ou na mistura entre a vegetação e o sofisticado, como com a adaptação de espelhos.

4. Jardim vertical na fachada

A fachada é a apresentação principal de uma casa, por isso, é ainda mais importante investir em ideias decorativas. No caso de jardins verticais, as possibilidades são muitas. Além de acrescentar a vegetação em uma parede do imóvel, é possível criar estruturas com pequenos vasos de flores suspensos em treliças. Outra alternativa que destaca é através dos tradicionais muros cobertos por hera, podendo ser acrescentado em uma parede da garagem, por exemplo. Além de ajudar no isolamento acústico do ambiente e na própria purificação do ar, essa é uma forma de reduzir as temperaturas no interior da casa.

5. Alternativas recicláveis

É possível montar um jardim vertical com o que você já possui em casa quando as alternativas recicláveis são colocadas como opção. Os tradicionais pallets continuam sendo os mais utilizados visando esse objetivo, no entanto, embalagens de vidro e até mesmo janelas sem uso podem dar um toque especial na decoração. O segredo é mesclar o reutilizado com o elegante, dando assim, um toque rústico na decoração moderna e criando um diferencial.

6. Irrigação e escolha das espécies

Para um jardim resistente é essencial a escolha correta das espécies. A primeira característica importante é o crescimento da vegetação, que deve estar de acordo com a posição do jardim. Além disso, é preciso avaliar as necessidades de cada espécie com o ambiente escolhido. Para quem procura por plantas indicadas para espaços internos, algumas opções são a minibromélia, peixinho, repsális, véu-de-noiva e brinco-de-princesa. Já em ambientes com bastante incidência do sol é interessante optar por plantas como a samambaia, renda-portuguesa, avenca, chifre-de-veado, lambari-roxo ou a columeia.
Quem escolhe adaptar suas plantas em jardins verticais acaba ocupando espaços e inovando o ambiente com um design natural. Com criatividade, qualquer terreno ou imóvel pode ter traços de vegetação. Veja qual alternativa é mais apropriada para o seu ambiente e abuse das possibilidades de decoração!