Veja como escolher um imóvel para comprar de acordo com seu perfil

O processo de aquisição de uma nova casa é sempre algo marcante para uma família. Se você quer saber como escolher um imóvel para comprar, é preciso entender as necessidades e preferências de cada um e buscar por um local que atenda a essas demandas. Neste momento, haverão muitas conversas e visitas a imóveis, que serão essenciais na hora de tomar uma decisão.

Encontrar um imóvel perfeito não é algo que acontece apenas em sonhos e comerciais de TV. Então, para que isso seja possível, é preciso antes ter em mente o que é uma casa ideal e só depois conhecer as opções do mercado.

Neste artigo, vamos explicar melhor como escolher um imóvel para comprar e o que deve ser considerado na hora nesta etapa tão importante. Boa leitura!

Área e planta do imóvel

Para descobrir qual é o imóvel ideal para sua família, comece pelo mais importante: conferir se o imóvel consegue acomodar todos os moradores com conforto e tranquilidade. A quantidade de dormitórios e a área disponível são fatores decisivos para famílias maiores, pois determina a ocupação máxima da nova casa.

Mas nem sempre o maior é o melhor: para uma vida mais funcional e equilibrada, é interessante procurar uma planta inteligente que aproveite bem o espaço e proporcione um estilo de vida mais leve para os moradores, minimizando as limpezas e manutenções.

É importante analisar bem a planta do imóvel, principalmente, quando um dos moradores tem algum sonho que requer um espaço maior, como uma pequena adega, uma biblioteca, um closet ou um quarto de jogos. Quando não houver nenhum cômodo perfeitamente adequado, é interessante verificar também a possibilidade de fazer alguma adaptação.

Localização da nova casa

Outro fator decisivo é a localização do novo imóvel. E isso, pode variar significativamente de acordo com o perfil dos moradores. Para um solteiro que se muda de cidade com foco na carreira, por exemplo, um pequeno apartamento próximo do trabalho é uma boa opção. Por outro lado, famílias com crianças pequenas vão priorizar escolas e clínicas médicas nos arredores da nova casa.

Se as oportunidades são de lugares ainda desconhecidos pelos potenciais moradores, vale a pena passar uma manhã conhecendo a região e imaginando como será seu cotidiano nela. Academias de ginástica, escolas de idiomas, padarias, farmácias e supermercados também são outros atrativos que podem ser levados em conta na hora de definir a localização.

Atributos do condomínio

Se o imóvel fica em um condomínio, seja ele de apartamentos ou de casas, é recomendável verificar quais são os equipamentos e áreas comuns compartilhadas. Assim, você saberá se atendem às necessidades da família. Afinal, existem diversas opções de lazer em condomínios, de espaços gourmet, até cinemas particulares, passando por salões de festas e quadras de tênis.

Outro ponto que vale a pena observar é a estrutura de segurança do condomínio. Uma das grandes vantagens de morar nesse tipo de comunidade é a possibilidade de ratear os investimentos em proteção e garantir um refúgio mais seguro para a família.

Vagas de garagem

Por fim, é essencial verificar as vagas de garagem do imóvel. Enquanto um casal quase sempre se satisfaz com duas vagas, famílias maiores podem se preparar comprando imóveis que tenham espaço para mais veículos, mesmo antes de os filhos atingirem a maioridade. Por outro lado, quem não precisa ou não quer ter um carro pode se satisfazer com apartamentos sem vagas ou até mesmo com vagas compartilhadas.

Em alguns empreendimentos mais modernos, existe até mesmo a opção de carros compartilhados entre os moradores e gerenciados pelo condomínio.

Com todas essas dicas, já ficou mais fácil saber como escolher um imóvel para comprar, não é verdade? Mas lembre-se que pesquisa e diálogo nunca são demais. Converse bastante com a família e busque boas oportunidades para não errar nessa decisão. Além disso, pesquise e procure conhecer melhor a construtora do empreendimento antes de fechar negócio.

Gostou deste guia? Já sabe melhor como escolher um imóvel para comprar? Aproveite então e siga o Grupo Lumis nas redes sociais para ficar por dentro das melhores oportunidades disponíveis no mercado imobiliário! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.