Entenda a diferença entre os tipos de pisos e revestimentos

Tanto na reforma quanto na reta final de uma construção, as diferentes possibilidades de revestimentos costumam gerar dúvidas ao consumidor. A escolha do material, além de alterar a decoração e a durabilidade do próprio revestimento, também colabora com a praticidade de quem convive no local. Por isso, antes de definir a escolha ideal, é importante avaliar quais características condizem com as suas necessidades. Com uma decisão bem analisada, a instalação do revestimento será mais uma etapa concluída com sucesso na obra!

Características dos principais pisos e revestimentos do mercado:

Porcelanato

Seja pela sua elegância, resistência ou variedade em tonalidades, o porcelanato é uma das opções de pisos mais procuradas no mercado. Com características funcionais tanto para a área externa quanto para a interna, ele se destaca por ser um piso com baixa abrasão e, consequentemente, alta durabilidade. Por isso, é importante ficar atento na hora da compra e garantir um produto de qualidade, certificando que o material garanta as características de fabricação exigidas pela ABNT.

As opções estéticas do porcelanato se baseiam em Técnico, Polido e Acetinado. O técnico tem uma coloração uniforme, considerada a melhor escolha para locais com alta circulação de pessoas por manter a sua aparência inicial mesmo com o atrito diário. Em contraste, a opção polida possui como característica o alto brilho, sendo indicada apenas para áreas secas por se tornar escorregadio com facilidade. Na última, e mais comum, a opção em acetinado tem menor teor de brilho e oferece uma resistência superior, principalmente com riscos e manchas, podendo ser utilizado em qualquer ambiente da casa. Por mais que o preço do porcelanato seja mais elevado, ele apresenta um bom custo/benefício.

2. Cerâmica

As diferenças entre o porcelanato e a cerâmica são encontradas em todo o processo de fabricação. Com o uso de tecnologias avançadas e materiais de qualidade superior, o porcelanato acaba apresentando um indicativo de qualidade diferenciado. Por isso, a cerâmica é encontrada com valores mais baixos no mercado, sendo uma boa opção para quem procura um produto simples para ambientes com pouca circulação.

Na hora da compra é importante ficar atento com os níveis de absorção de água e resistência à ruptura da cerâmica. Com taxas adequadas é possível comprar um material de qualidade com preços acessíveis. Além disso, essa é uma opção que gera mais liberdade na limpeza, sendo possível o uso de produtos em geral.

3. Laminado

Junto com o porcelanato, o piso laminado é uma das opções mais procuradas atualmente. Além de valorizar a estética do ambiente, ele acaba contribuindo para o conforto e praticidade na limpeza e manutenção do revestimento. A sua instalação é simples e, combinada com preços acessíveis, torna a opção ainda mais atrativa aos consumidores.

Na hora da escolha é importante levar em conta o local da instalação, já que ele é indicado para ambientes secos e com circulação moderada. Ao contrário do vinílico, ele não é resistente à água, por isso, ambos podem se complementar nas diferentes necessidades de uma residência.

4. Vinílico

Com características similares ao laminado, o vinílico é uma opção que agrega conforto e estética ao ambiente. No entanto, quando o assunto é resistência ele acaba conquistando alguns pontos a mais, já que resiste ao contato com água de forma moderada e ainda auxilia no isolamento de ruídos. No orçamento final ele costuma ter um custo superior pela sua instalação ser mais específica, necessitando de um contrapiso seco, limpo e rigorosamente nivelado.

5. Cimento queimado

O revestimento de cimento queimado é um diferencial em qualquer decoração, principalmente para quem procura uma aparência moderna com traços rústicos no ambiente. Uma característica que favorece a sua escolha é a possibilidade de agregar colorações ao material através de pigmentos, como por exemplo, o pó de granito. Nesse tipo de revestimento, a combinação de um mobiliário com cores mais vivas dá um destaque ainda maior na decoração do ambiente.

Para quem procura facilidade e baixo custo, essa é uma alternativa que deve ser analisada. Instalado com materiais simples, ele pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa, proporcionando praticidade na limpeza cotidiana. Quando pronto, é comum o aparecimento de diferentes colorações em formas de manchas, o que contribui para uma aparência rústica.