Confira as vantagens de instalar energia solar residencial!

 

Da mesma forma que tem ocorrido com estabelecimentos comerciais e industriais, o uso da energia solar residencial vem pouco a pouco despertando o interesse nas pessoas. O maior motivo para isso é a promessa de redução nos gastos com energia elétrica — visto que os valores atuais vêm preocupando a todos.

Se imaginarmos que a luz do sol, abundante por aqui, é uma fonte interminável de energia que pode ser convertida para a elétrica, isso já representa um motivo suficiente para todos aderirem a essa ideia, não é mesmo?

Para que ela seja colocada em prática, é necessário adquirir equipamentos chamados de sistemas solares fotovoltaicos, que fazem a conversão da energia solar para a elétrica. São placas que captam a energia solar e a enviam para outro aparelho chamado inversor, que tem a função de converter a corrente.

Neste texto, reunimos as principais vantagens de adquirir esse sistema. Veja!

Energia sustentável

A sustentabilidade é um dos aspectos positivos dessa alternativa à energia elétrica. O sistema fotovoltaico não produz qualquer resíduo que possa comprometer o meio ambiente, como acontece com outras fontes de energia que necessitam queimar combustíveis ou a construção de hidrelétricas.

Baixa manutenção do sistema

Além do sistema de geração de energia fotovoltaica contar com uma vida útil de cerca de 25 anos, as estruturas são simples e não demandam manutenções frequentes. A limpeza requer cuidados bem simples, usando apenas água para retirar poeira, folhas e eventuais sujeiras.

Valorização do imóvel

A instalação de um sistema fotovoltaico valoriza muito qualquer residência. Afinal, quem não vai pensar na economia que representa adquirir uma casa com painéis de captação de energia solar já instalados. Isso garante contas bem baixas de energia, não é mesmo? As vendas de imóveis com esse tipo de sistema despertam muito interesse nos compradores.

Vantagem dos créditos excedentes de energia

Quando as placas fotovoltaicas produzem mais energia que o consumo normal de uma residência, a conta no final do mês leva em conta o que foi produzido e o que foi gasto com a energia elétrica da casa. Se houver sobra, ela se transforma em créditos excedentes, tendo em vista que o sistema é integrado com a rede de distribuição de energia da concessionária.

Quando a produção é maior, os créditos ficam disponíveis no CPF ou CNPJ para utilização do usuário. Lembrando que os créditos têm a validade de até 3 anos.

Bom custo-benefício

Com algumas placas fotovoltaicas já é possível suprir uma casa com a energia elétrica suficiente. Inclusive, como já mencionado, pode haver produção de energia excedente que será utilizada pelo usuário de acordo com suas necessidades.

Economia

A energia solar é hoje a fonte de energia renovável mais barata nas principais economias. Isso se deve aos investimentos em melhorias tecnológicas. Trata-se de uma excelente forma de economizar e fazer controle de gastos.

Na verdade, adquirindo essa modalidade de geração de energia — que diga-se de passagem tem um custo inicial alto — é possível economizar muito durante um ano, e ao longo dos anos mais ainda. Será um lucro considerável se compararmos aos custos atuais da energia elétrica que tem assustado a todos.

Outra questão, já mencionada neste texto e que merece destaque, é a possibilidade de se utilizar a energia em qualquer outra localidade que esteja atrelada ao CPF ou CNPJ do usuário. Isso garante, em alguns casos, o abastecimento de energia em mais de um local, de acordo com os gastos e da energia solar gerada.

Viabilidade de local

A instalação das estruturas fotovoltaicas para gerar energia solar residencial não exige uma megaestrutura em locais estratégicos. Trata-se de uma instalação simples e que deve se feita por profissionais capacitados. Na maioria das vezes, as placas fotovoltaicas são instaladas em telhados, visto que o aproveitamento da luz solar é muito maior.

Vale lembrar que este mercado cresceu muito e que os equipamentos vêm barateando a cada ano atraindo mais consumidores.

Como você conferiu neste artigo, o sistema de energia solar residencial é um aliado importante à preservação do meio ambiente, além de garantir uma considerável economia na conta de energia elétrica.

Gostou deste post? O que acha, então, de assinar nossa newsletter? Assim, você receberá outros conteúdos interessantes como este via e-mail!