Economizando com consciência – Casas Sustentáveis

Minimizar os danos causados pelos avanços da sociedade, esse é um dos grandes conceitos por trás da engenharia e arquitetura sustentável. Um conjunto de técnicas que visa fazer mais, com menos ou de modo diferente, sempre de olho no consumo responsável. E dentre essas ações, o conceito de casa sustentável ganha destaque.

Diferente do que algumas pessoas pensam, trabalhar com sustentabilidade não é abrir mão do conforto e sofisticação. Hoje uma casa sustentável conta com tudo que as tradicionais contam, com os benefícios da economia com gastos regulares e saúde que trazem aos proprietários. Tudo isso somado à diminuição do orçamento da obra, motivo que pode ser o inicial para você começar a pensar nas ações que traremos neste post.

Que tal transformar sua telhado em um incrível jardim suspenso? É o que a ideia de telhado verde traz. Basta fazer uma forte impermeabilização em sua laje, e separando em hortas e espaços de plantio. Vários são os benefícios, entre eles a redução da temperatura no interior da residência, captação de energia solar e reaproveitamento da água da chuva.

Aliás, a água da chuva é certamente uma das principais ações que você deve realizar em sua casa sustentável. Com a captação e armazenamento feito de maneira correta, você pode usar a água captada para tarefas que não envolvem água potável. Lavar calçadas e descargas são ideias que você pode colocar em prática com essa atitude.

E como trabalhar com sustentabilidade também é economizar, instalar um bom sistema de captação de luz solar é essencial! A energia gerada através dessa técnica pode ser usada para iluminação e água para banho, que é aliás um dos grandes vilões no custo da sua fatura de energia elétrica.

Uma das primeiras perguntas que sempre percebemos na compra de um imóvel é “ele tem uma boa ventilação?”. E de fato é essencial que nossa residencia tenha um bom fluxo de ar, tornando o ambiente arejado e com um clima agradável. Para isso nossa casa sustentável deve ser pensada com o máximo de ventilação natural possível, de quebra economizando com ventiladores e ar-condicionado.

Com todos esses argumentos positivos, o que falta para você colocar em prática seu projeto de casa sustentável? Pesquise, tire dúvidas, e vamos juntos fazermos um mundo melhor.