10 dicas para deixar a sua casa mais quentinha no inverno

O inverno e as baixas temperaturas são boas oportunidades para transformar a sua casa em um cantinho ainda mais especial. A estação fria não exige que você faça transformações radicais nos ambientes, mas incentiva pequenas mudanças na decoração que podem fazer toda a diferença na maneira como você usufrui sua casa e convive com a sua família. Quem não quer desfrutar de ambientes mais agradáveis e quentinhos em um dia frio? E quando a noite cai e as temperaturas ficam ainda mais baixas, como é bom sentir a textura de tecidos macios e felpudos! Tomar um banho quente, ficar ao redor da lareira, descansar em uma cama repleta de cobertas são alguns prazeres da estação. As 10 Dicas para deixar a sua casa mais quentinha no inverno foram feitas para você que quer curtir as temperaturas baixas com mais comodidade e conforto: 

  1. Cobertas quentinhas

Aproveite as diferentes texturas e padronagens das cobertas e deixe seu quarto ainda mais aconchegante. Cobertores, edredons, cobre leitos e colchas podem ser usados em parceria. Experimente produtos com fibra de bambu, lã de alpaca e flanelados. O importante é que você se mantenha aquecido e tenha um ambiente com o seu jeitinho particular de ser. 

  1. Almofadas e mantas variadas

Use e abuse de almofadas e mantas para deixar o ambiente mais confortável. Escolha o estilo que mais lhe agrada ou misture vários estilos. Use mantas e almofadas lisas em estofados estampados e peças floridas ou geométricas em estofados de uma única cor. Faça rolinhos ou decore com as mantas esticadas. Nas duas alternativas, o resultado será fantástico! 

  1. Tapetes felpudos

Sabe aquele tapete felpudo que chama a atenção pela sua maciez mesmo antes de precisar tocar? Pois bem. A hora é agora! Aproveite para decorar a sua casa com um belo tapete felpudo. Escolha a cor de sua preferência mantendo um equilíbrio com os outros elementos do local (sofá, cortinas, almofadas). Evite o chão gelado e coloque um bom tapete felpudo no banheiro. E, ainda: priorize modelos antialérgicos e anti derrapantes. 

  1. Peles sintéticas

Peles felpudas e macias, que delícia! Aproveite o inverno para ter uma almofada de pele bem fofa na sua sala ou sobre a poltrona do quarto. Você pode ainda ter uma manta de pele sobre a cama ou recamier. 

  1. Cortinas encorpadas

Que tal trocar as cortinas de tecido leve por materiais mais encorpados, com maior volume e “quentes”, próprios para o inverno? As cortinas de material mais grosso – de linho, sarja, shantung, veludo e algodão – combinam com o clima frio da estação. 

  1. Peças de madeira

A madeira é um excelente material para “aquecer” ambientes. Utilize peças de madeira para compor a sua decoração. Pequenos móveis, quadros e painéis na parede, luminárias e enfeites de madeira são boas alternativas.

  1. Cores Quentes

Invista em cores “quentes”. Cores quentes são dinâmicas e estimulantes e estão associadas à vitalidade, excitação, alegria e movimento. Você pode ter um ambiente em tons neutros e “brincar” com acessórios nas cores amarela, laranja e vermelha. Que tal ousar com uma poltrona vermelha? E “aquecer” o ambiente com um bonito conjunto de almofadas multicoloridas? 

  1. Luminárias amarelas

A iluminação em tons amarelados propicia uma sensação de aconchego e acolhimento. Abajures e luminárias em tons quentes são boas alternativas para o inverno. Você pode, ainda, espalhar velas de diferentes tamanhos em ambientes como sala e quarto a fim de deixá-los mais intimistas. 

  1. Flores de inverno

As flores mais propícias ao inverno e, portanto, mais resistentes ao frio são azaléia, camélia, Cymbidium (uma espécie de orquídea), tulipa, hortênsia e peônia. Escolha a sua flor preferida e deixe os ambientes mais agradáveis, coloridos e perfumados. 

  1. Lareiras modernas

A instalação de lareiras não é mais um “bicho de sete cabeças”. Simples, práticas e modernas, de diversos tamanhos e estilos, as lareiras transformam o ambiente deixando as temperaturas do inverno muito mais agradáveis. É difícil resistir ao calor de uma lareira e contemplar a beleza e os pequenos estalos da lenha queimando é simplesmente relaxante. Use um grande almofadão no chão e deixe os encontros com a família e amigos ainda mais especiais! Além da decoração da sua casa, aproveite o friozinho com um bom vinho, um chocolate quente, uma deliciosa sopa ou um fondue. Desfrute de casacos quentinhos, meias e pantufas. Veja um filme debaixo das cobertas, leia um bom livro com um cobertor macio sobre as pernas, tome um banho quente e relaxante. Você tem muitas alternativas para ser feliz e aproveitar ao máximo o inverno! 

E, então, gostou das 10 Dicas para deixar a sua casa mais quentinha no inverno? Quer ver mais algumas dicas de decoração?

Confira como é possível misturar retrô e moderno no mesmo ambiente.