Dicas para deixar o seu jardim mais bonito

O jardim costuma ser o lugar ideal da casa para relaxar e apreciar a paisagem. Para muitas pessoas, cuidar das plantas tem um efeito até terapêutico. Se você está começando agora, ou mesmo se já tem um jardim completo em sua casa mas está procurando ideias para renová-lo, confira as nossas dicas para deixar o seu jardim mais bonito.

Antes de começar, lembre-se que tudo depende do espaço que você tem no seu quintal, de qual o seu orçamento e em quanto tempo você quer vê-lo pronto. Porém, cuidar do jardim é tão prazeroso que com certeza você nem vai colocar um prazo para terminar a obra: vai estar sempre buscando novas ideias para deixá-lo ainda melhor!

Maciços de jardim

Maciços são os espaços preenchidos com uma mesma planta, dando profundidade e volume ao jardim. Alguns tipos de plantas usadas para criar maciços são Gardênia, Viburno, Lavanda, Heliconia e Petúnia.

Você também pode formar um conjunto com flores de diferentes tipos! Para criar grupos com plantas distintas, escolha aquelas que possuem necessidades parecidas em relação às condições do solo a serem plantadas, clima, luminosidade etc.

Plantas para escalar pérgolas

As pérgolas, ou pergolados, são estruturas feitas geralmente em madeira, utilizadas para decorar jardins e varandas. É comum vê-las cobertas com plantas trepadeiras, que deixam o jardim mais bonito e com uma boa sombra para descansar. Você pode utilizar plantas como Primavera, Alamanda Amarela, Jade e até variedades de uvas!

Plantas pendentes

Plantas pendentes são ótimas para deixar o seu jardim mais bonito. Podem ser utilizadas em painéis verticais, grades ou mesmo plantadas em vasos. As mais comuns são Samambaia, Tostão, Peperômia, Flor de cera e Hera-estrela. Sabe quem também adora essas plantinhas? Os beija-flores!

Forrações para deixar seu jardim mais bonito

A forração é feita com plantas baixas, que se desenvolvem mais horizontalmente do que verticalmente. Geralmente não passam dos 30cm de altura. É chamada assim porque estas espécies ‘forram’ os espaços, criando um contraste com as plantas mais altas. Elas protegem o solo e podem ser usadas em canteiros ou dentro de vasos.

Esta opção é ótima para deixar seu jardim mais bonito! As espécies floridas dão charme e graça ao espaço. Alguns tipos que se adaptam bem às forrações são a Boca-de-leão, Cravo francês, Amor-perfeito, Érica, Beijo e Cravina.

Horta no jardim

Além das plantas e flores que compõem o jardim, cultivar uma horta em casa é uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável. Além de deixar o seu quintal muito charmoso e perfumado! Algumas sugestões para começar a plantar são temperos e ervas, como alecrim, tomilho, manjericão, hortelã e cebolinha.

Uma das vantagens de ter a sua própria horta é que você pode usar adubos naturais, deixando os alimentos mais saudáveis e livres de produtos químicos. Assim, você cuida da saúde e bem-estar de toda a família, sabendo exatamente aquilo que está colocando na sua mesa!

Árvores frutíferas

Uma tendência do paisagismo é investir em árvores frutíferas. Além de deixarem o ambiente mais bonito, elas também melhoram a qualidade do ar e produzem frutas orgânicas para a família. A maioria é de fácil cultivo. Um exemplo para deixar seu jardim mais bonito é a jabuticabeira, que precisa de poucos cuidados e se adapta a qualquer ambiente. Outras opções são a lichia, laranja, goiaba, pitanga, amora e manga.

Ter à disposição árvores frutíferas é um incentivo a conhecer novos sabores, além de trazer mais qualidade de vida aos moradores. Quer mais um bom motivo para incluí-las no seu jardim? As de espécies maiores fazem uma ótima sombra para relaxar ou brincar com as crianças! O contato com a natureza é uma das vantagens de criar os filhos em uma casa.

Vasos grandes

A escolha dos vasos que irão compor seu jardim também deve ser feita com carinho! Com acabamentos e materiais distintos, os vasos em tamanhos maiores dão charme ao local e podem ser utilizados tanto para árvores de pequeno porte quanto para plantas rasteiras.

Uma boa dica para montar um lindo jardim é mesclar o uso das peças gigantes com outras menores, para dar originalidade e harmonia ao ambiente.

Para relaxar e curtir o jardim

Nem só de plantas é feito um jardim! Para incrementar o seu e ter um espaço agradável para receber os amigos e família, você pode investir em bancos ou cadeiras diferentes. Se for possível, inclua uma mesa e o local pode ser usado para um café da manhã delicioso!

Para que todos aproveitem ao ar livre, outra opção é o balanço. E, ao contrário do que se pode pensar, não são só as crianças que irão aproveitar! Você pode fazer o seu com pallets ou sobras de madeira, para dar um toque pessoal, e assim criar um espaço que agradará também os adultos.

Quer uma ideia mais fácil e rápida? Opte por uma rede! Ela é maravilhosa para os momentos de descanso e traz estilo para o ambiente.

Passeio pelo jardim

Depois de ter várias ideias para deixar o seu jardim mais bonito, você quer que as pessoas aproveitem cada pedacinho dele, certo? Para isso, crie um passeio para incentivar a interação com o quintal! Você pode montar o caminho usando pedras, pisos, madeira e até mesmo grama. Evite colocar por perto do passeio plantas que dificultem a circulação, como as espécies com espinhos e folhas pontiagudas.

Monte o jardim dos seus sonhos

Preparado para montar o jardim dos seus sonhos? Conheça os loteamentos da Costa Sul Urbanismo, onde você pode construir a casa e o quintal do jeito que você sempre quis!

A Costa Sul é uma empresa do Grupo Lumis, com sede em São José, Santa Catarina, que trabalha com a concepção e construção de loteamentos residenciais e comerciais.