Dicas eficientes para manter sua casa sempre organizada

Conforto e bem-estar, esses são os objetivos das pessoas que se preocupam em manter sua casa sempre organizada. Porém, deixar tudo em ordem nem sempre é fácil. Às vezes, parece que quando conseguimos arrumar de um lado, o outro já está novamente bagunçado.

Mas calma: é possível, sim, manter a sua casa organizada! Separe pelo menos 15 minutos por dia para a tarefa e escolha um cômodo ou área por vez (um armário, o banheiro etc). Você vai ver como esse sistema facilita para que a bagunça não retorne.

A ordem é pensada desde os pequenos detalhes – como conservar alimentos – até onde e como guardar as roupas de cama. Afinal, manter a casa organizada transparece na rotina. Além de aumentar a produtividade, auxilia na realização de objetivos e foco tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Se você quer deixar sua casa organizada e não sabe por onde começar, temos algumas dicas úteis e que vão facilitar a sua vida. Confira:

Como organizar a cozinha

Na cozinha o importante é encontrar o local ideal para guardar cada objeto. Coloque os utensílios que são usados com mais frequência nos espaços de fácil acesso. Deixe os armários mais altos para aquela louça que só é usada em ocasiões especiais.

Nas prateleiras, devem ser colocadas as louças de uso diário, copos e xícaras. As gavetas pequenas são feitas para acomodar talheres – para separar colheres, facas e garfos pode-se utilizar organizadores com divisórias. Nas gavetas maiores, guarde panelas, potes e outros. Utensílios como batedeiras e liquidificadores, se possível, devem ter um espaço exclusivo. Se for preciso acomodá-los em cima de bancadas ou em lugares visíveis, mantenha-os sempre limpos e com os acessórios em cestinhas.

A despensa também deve ser organizada

Antes de ir às compras, verifique tudo o que você já tem em estoque em casa. Isso evita o desperdício e ajuda a economizar, já que você vai se concentrar em levar apenas o que está de fato precisando e não comprando itens repetidos e desnecessários. Leve sempre uma listinha!

Sempre que voltar da feira ou supermercado, organize os itens nos armários da despensa de forma prática. Potes de vidro, além de decorar, são ótimos objetos para armazenar temperos e alimentos não perecíveis. Para facilitar, rotule com etiquetas os potes. Mantenha as datas de validade sempre visíveis. Embalagens abertas devem ficar na frente das fechadas, para que sejam consumidas antes.

Organizando a geladeira

Na geladeira é preciso organizar por setores. A primeira prateleira acomoda tudo o que é para o café da manhã – inclusive pode ser utilizada uma bandeja para simplificar a hora de arrumar a mesa. Já na segunda prateleira, com intensidade média de temperatura, podem ser guardados doces e sobremesas. Na terceira prateleira são guardados alimentos já cozidos, lembrando que devem ser guardados sempre em recipientes com tampa ou fechados com papel filme para terem uma maior durabilidade e sabor. A última prateleira é utilizada para guardar refrigerantes e bebidas que podem ser deitadas. A gaveta é ideal para guardar verduras e legumes. Na porta da geladeira, apenas itens com pouco peso, como potes, condimentos e jarras de água.

Sala: receba com conforto e organização

A sala de estar precisa estar em ordem para recebermos os amigos e a família. Para começar, cabos de eletrônicos devem ser organizados e, se possível, escondidos. Para isso, vale investir em organizadores próprios ou utilizar fitas adesivas. Adquira uma caixa adequada para guardar os controles remotos e assim não perdê-los entre sofás e almofadas. Também é importante manter revistas e livros limpos e em ordem. Para isso, aposte em estantes e até mesmo revisteiras, o essencial é que não fiquem com aspecto de sujos e desorganizados.

Como organizar o quarto e o armário

O local mais íntimo e acolhedor da casa, o quarto, tem que transmitir serenidade e conforto. Para que esse cômodo passe a sensação de estar em ordem, arrume a cama sempre ao levantar. Essa tarefa leva apenas alguns minutos e traz uma sensação de bem-estar para o resto do seu dia!

Os armários e closets devem ser limpos e arejados, assim as roupas se conservam por mais tempo. Para manter os jogos de toalhas em ordem, dobre-os um dentro do outro e faça o mesmo com jogos de cama, arrumar por conjunto facilita no momento de uso e troca. Sapatos ocupam um espaço maior e existem diversos organizadores que auxiliam a guardar esses itens sem prejuízos para o restante do guarda-roupas.

Organize a lavanderia

Este é um local que costuma gerar bagunça, por ser onde acumulamos produtos e materiais que não usamos diariamente. Para evitar compras repetidas e desperdício de material, deixe os produtos abertos e que estão em uso, sempre a frente dos demais.

Tenha um cesto de roupas sujas que você possa transportar com facilidade. Se preferir e tiver espaço, tenha um para cada morador da casa. Use cestinhas para organizar panos de limpeza, acessórios, grampos de roupa e outros. Instale ganchos na parede para pendurar vassouras, pás etc.

Saiba mais como manter sua casa sempre organizada

A casa organizada melhora o humor e a disposição dos seus moradores. Se você tem interesse em dicas de organização, assista aos vídeos da websérie da Lumis com as personal organizers Paula Furlan e Fran Bianchi, da Paula Furlan Personal Organizer. Você encontra todos os vídeos no Facebook da Lumis.