Da negociação até a entrega do imóvel: entenda o passo a passo!

Está pensando em adquirir um bem e quer saber como fazer isso da melhor forma? A transação que compreende desde a negociação até a entrega do imóvel pode ficar ainda mais fácil se você souber o que deve ser feito em cada momento.

Para orientar você na compra de um imóvel, preparamos este post com as principais informações. Confira e prepare-se para conquistar o seu tão sonhado patrimônio da melhor maneira possível!

Negocie

Depois de pesquisar e encontrar o imóvel que atende às suas necessidades, é hora de partir para a negociação. Avalie o imóvel, informe-se a respeito do preço do metro quadrado na região e analise as vantagens.

Se você puder oferecer um valor como entrada, veja como ficará o parcelamento. Isso melhora o preço ainda mais e, consequentemente, facilita o financiamento.

Leia o memorial descritivo

Ao adquirir um imóvel na planta, não deixe de ler o memorial descritivo do empreendimento. Esse é o documento onde constam todas as especificações da propriedade, desde a metragem até a qualidade dos materiais. É aqui que você percebe quão próximo está do seu tão sonhado imóvel.

O memorial também descreve todos os detalhes das áreas comuns do condomínio, como tamanho de piscina e número de mesas no salão de festas, por exemplo. É a garantia que você tem de usufruir de tudo o que planejou.

Acompanhe a vistoria

A vistoria do imóvel é feita pela construtora no ato da entrega das chaves. A própria empresa realiza essa etapa, pois conta com profissionais especializados na função para que todos os detalhes estejam da maneira como você sempre sonhou.

No documento de vistoria devem estar registradas por texto e imagem todas as condições do imóvel.

Assine o contrato

Agora é o momento de comemorar! Leia o documento com atenção e veja se nele constam todos os dados, como endereço do imóvel, número de registro, nome e CNPJ da construtora ou incorporadora, entre outros detalhes.

Também fique atento às cláusulas e veja se elas contemplam todas as particularidades da negociação, como valor, condições de pagamento, preço da entrada e quais as multas em caso de atraso.

Pague o ITBI

Depois de assinar o contrato, é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), de acordo com o índice do seu município. O valor pode variar entre 2% e 3% do valor do imóvel.

Registre a compra

Por fim, você deverá registrar o imóvel em seu nome no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) da região onde a propriedade está localizada. Nesse momento, é necessário apresentar o comprovante de pagamento do ITBI, uma vez que ele é condição para ter o imóvel em seu nome.

Depois do pagamento, você deverá formalizar a escritura no cartório de notas do local do imóvel. Os valores são tabelados, mas sofrem variações entre os estados.

É necessário registrar a negociação para que a transferência de titularidade seja formalizada. O valor, aqui, também é fixo e varia de acordo com o estado onde o imóvel está localizado.

Seguindo essas etapas simples, seu registro será concluído com sucesso!

Realize seu maior sonho

Obra concluída? É hora de curtir sua aquisição! A conquista da casa própria é um dos momentos mais emocionantes na vida. O ideal, portanto, é seguir as nossas dicas e aproveitar esse maravilhoso investimento que você realizou.

Agora que você sabe todos os passos da entrega do imóvel, assine nossa newsletter para se informar ainda mais a respeito da compra e venda de propriedades!