Cuidados na compra de um imóvel: 5 dicas antes de fechar o negócio

Está pensando em fazer uma mudança? O sonho de ter a casa própria ronda a imaginação de muita gente. Porém, para concretizar de vez esse objetivo, é preciso ter alguns cuidados na compra de um imóvel. Além de tornar o processo bem tranquilo, esse zelo permitirá que você curta a sua aquisição com ainda mais satisfação.

Quer conhecer alguns cuidados na hora de comprar seu imóvel? Então, está no post certo. Tenha uma boa leitura!

1. Faça um planejamento

Ter um planejamento financeiro para adquirir o imóvel é essencial. Além disso, caso opte pelo empreendimento na planta, você também deve se programar para o tempo de espera entre a compra e a entrega das chaves.

Além desses pontos, é preciso observar questões de mobilidade — como o deslocamento para o trabalho ou para a escola, por exemplo. A nova residência deve suprir as necessidades de todos os membros.

2. Observe os documentos

A documentação do imóvel é outro ponto importante no momento da compra. Caso você adquira um apartamento pronto, é preciso observar algumas documentações do vendedor, como:

  • cópia do CNPJ;
  • cópia autenticada em cartório do contrato social;
  • certidão de impostos federais quitados;
  • certidões negativas — justiça federal, protestos em cartório, ações cíveis, falência e concordata.

Além desses papéis, procure identificar a situação do imóvel na prefeitura, como o Habite-se. Caso prefira financiar, é preciso conferir junto ao banco escolhido os documentos para financiamento. O contrato de compra também deve constar exatamente aquilo que foi acordado.

3. Visite o local

Um dos cuidados na compra de um imóvel é visitar o local. Dessa forma, além de verificar o andamento da obra, é possível perceber como é o bairro escolhido, assim como os arredores e o trajeto até os principais pontos de comércio e lazer.

4. Conheça o condomínio

Atualmente, muitas famílias preferem a vida em condomínio. Então, faça uma visita e entenda exatamente o que é ofertado para você. As opções de lazer, tecnologias instaladas e segurança oferecida são alguns dos pontos que devem ser observados. Também procure saber qual a taxa de condomínio e as regras que devem ser seguidas.

5. Avalie a construtora

Talvez você não saiba, mas a construtora é a sua principal parceira no momento da aquisição. Ela pode orientar você sobre financiamentos, o melhor imóvel em relação ao seu perfil e sanar suas principais dúvidas. Para garantir a sua satisfação, é preciso conhecer a credibilidade que essa empresa tem no mercado. Algumas medidas nesse sentido são:

  • pesquisas online sobre a história da empresa e os serviços oferecidos;
  • percepção de outros clientes sobre o suporte recebido;
  • se participa de projetos do governo, como Minha Casa Minha Vida;
  • quais empreendimentos já foram construídos e entregues.

Com certeza, o principal de todos os cuidados na compra de um imóvel é contar com uma empresa capacitada para lidar com todas as etapas. Por isso é tão importante avaliar a construtora antes de fechar contrato. Procure por quem já é referência no mercado e pode oferecer o melhor para sua experiência nessa nova etapa da vida — a concretização do sonho do imóvel próprio.

O Grupo Lumis é uma construtora reconhecida no mercado, com escritórios em São José e Tubarão. Entre em contato com nosso time especializado e saiba como podemos ir além na busca pelo imóvel certo para você!