Cuidados básicos com pets no apartamento

Ter um pet em casa é como acrescentar um membro a mais na família, possibilitando bons momentos e uma interação única que só um animalzinho consegue provocar. Mas para uma boa convivência dos pets no apartamento é importante ter em mente os cuidados necessários, principalmente com a saúde do animal. Independente de optar por um gato ou cachorro, ambos precisam de um ambiente seguro e libertador, e é do tutor que depende a melhor qualidade de vida desse peludo. Por isso, antes de acolher o novo amigo, é importante lembrar de recebê-lo com o mesmo amor que ele irá retribuir todos os dias! Confira abaixo alguns cuidados básicos com pets no apartamento:

A hora da escolha do pet

Os gatos costumam se adaptar com mais facilidade em locais menores, no entanto, com cuidados simples os cachorros podem viver tranquilamente nesse mesmo espaço. Para isso, são recomendadas raças de porte pequeno que não necessitam de tanto espaço, como Pugs, Shih Tzu, Dachshund e Schnauzer. Isso não quer dizer que adotar seja uma opção descartada, pelo contrário! Um cãozinho salvo de um abrigo pode deixar o seu ambiente mais feliz como qualquer outro. Uma forma de avaliar o tamanho do filhote na hora da adoção é observando o tamanho da pata, que indica o porte do seu crescimento. Você também pode optar por adotar um animal adulto, assim você já sabe seu tamanho e que ele serve direitinho no seu apartamento!

Sem esquecer da segurança: redes de proteção e plantas

Sendo um gato ou um cachorro, os cuidados com a estrutura do apartamento são essenciais para a segurança do seu novo amigo. Redes de proteção são indispensáveis para quem opta por um gato, já que a curiosidade e independência costumam levá-los às alturas. Outro cuidado fundamental é a escolha das plantas expostas no ambiente, já que o pet pode ingerir e prejudicar a sua saúde. Lírio da paz, espada de são jorge, samambaia e copo de leite são alguns exemplos de plantas extremamente venenosas para cachorros, por isso, é importante pesquisar as opções com o seu veterinário.

Passeios e brinquedos não podem faltar

Assim como qualquer pessoa, um animal não terá uma vida saudável enquanto estiver muito tempo sem contato com o ar livre. Por isso, os passeios são fundamentais no mínimo uma vez ao dia. No tempo em que ele precisar ficar sozinho, é importante deixá-lo ocupado com brinquedos para que não sinta tanto a falta do dono. Para gatos, é interessante deixar um arranhador disponível no ambiente, além de entretê-lo, os móveis da casa estarão salvos das brincadeiras desse animalzinho.

Estresse: como identificar?

Cães precisam ter contato com outros cães e com pessoas diferentes. Sem os passeios necessários, as chances do animal apresentar sintomas de estresse são altas. Nesse caso, é importante separar pelo menos um dia na semana para levá-lo em parques ou local com natureza nativa para desfrutar do ar livre com mais liberdade. Com uma alimentação saudável, ambiente acolhedor e passeios, o seu cãozinho terá uma saúde e qualidade de vida muito melhor.

Os cachorros se comunicam por latidos, por isso, a inquietação do animal é um sinal de que algo está errado. Quando o barulho se unir com agressividade, anorexia e desobediência, o problema certamente envolve um diagnóstico de estresse. Nesse caso, a mudança da rotina é extremamente importante, incluindo mais liberdade ao animal e atenção do dono.

Limpeza e necessidades do pet

Não só pela qualidade de vida do animal e do dono, como também pela convivência entre os vizinhos, os cuidados com a higiene são essenciais. Por isso, o local reservado para as necessidades do pet, equipado com caixas de areia ou tapetes higiênicos, deve ser limpo pelo menos uma vez ao dia. Além disso, a água e o recipiente com alimentos devem estar sempre frescos, para garantir a saúde do animal e evitar o aparecimento de insetos.

Pet place no condomínio

Uma boa opção para manter seu amiguinho feliz são os condomínios que possuem pet place. Essa é uma área comum destinada especialmente aos animais de estimação. Lá eles podem ficar soltos e brincar à vontade e com segurança! Geralmente incluem brinquedos, obstáculos, área de descanso e tudo o que é necessário para seu pet se divertir ou relaxar ao ar livre, sem sair do condomínio.

O Lanai Residence Club, no bairro Itacorubi, em Florianópolis, possui pet place! O empreendimento da Lumis Construtora e Urbanismo tem apartamentos de 2 e 3 dormitórios com 2 vagas de garagem, além de mais de 10 áreas de lazer e convivência. Acesse o site para saber mais!