Contrato de compra de imóvel: 5 pontos importantes

Entre os detalhes que devem ser observados na hora de adquirir uma propriedade, o contrato de compra de imóvel é um dos mais importantes. Esse é o documento que assegura que seus direitos sejam mantidos e que você desfrute desse momento como sempre sonhou e ao lado das pessoas que mais ama!

Nada mais certo: depois de buscar a melhor localização, planejar seu orçamento e envolver toda a sua família nesse sonho, é hora de aproveitar conclusão desta etapa de sua vida.

Quer assegurar que tudo saia conforme negociado e de acordo com as leis? Então, confira o post que preparamos com 5 detalhes para se atentar antes de assinar e aproveitar essa nova etapa da sua vida!

1. Conheça a outra parte

Uma negociação pode ser considerada vantajosa quando as duas partes estão em sintonia. Se você estiver negociando com uma construtora, é recomendado fazer uma pesquisa para conhecer um pouquinho mais sobre a empresa.

Na hora de comprar um imóvel, o ideal é contar com o suporte de profissionais especializados. Uma empresa responsável garante seus direitos, confere toda a documentação do imóvel e entrega o seu sonho da maneira como foi acordado.

2. Analise a documentação do imóvel

Quando um imóvel é construído e legalizado, é possível encontrar sua documentação no Cartório de Registro de Imóveis do município. São documentos públicos que podem ser analisados por quem se interessar e atestam que a propriedade está apta a ser vendida.

Antes de assinar o contrato de compra de imóvel, portanto, vale a pena conferir o histórico de negociações. O ideal é que não haja divergências.

3. Verifique o memorial descritivo em caso de imóvel não concluído

Se você está pensando em comprar um imóvel ainda na planta ou em construção, não deixe de analisar o memorial descritivo do empreendimento. Nesse documento, são informados todos os detalhes planejados pelo construtor.

Não deixe de avaliar todas as características e facilidades descritas no documento. É o memorial que garante que você fique a par dos detalhes da sua aquisição.

4. Leia atentamente todas as cláusulas

Nada de economizar tempo nessa hora. Leia e releia o contrato quantas vezes for necessário. Certifique-se de que entendeu tudo e tire as dúvidas que surgirem. Pode parecer trabalhoso, mas um profissional qualificado vai conseguir esclarecer todos os seus questionamentos.

Veja se as cláusulas abrangem todos os detalhes da compra, se o valor está correto e se a forma de pagamento acordada condiz com o que está escrito. É isso o que vai fazer com que seu momento esteja assegurado e protegido.

5. Certifique-se de que o contrato contém todas as informações

É importante que o documento de compra e venda tenha descritas todas as informações obrigatórias. São elas:

  • endereço completo do imóvel;
  • qualificação e endereço das partes;
  • nome do empreendimento;
  • número do registro do imóvel;
  • prazo de pagamento;
  • valor do imóvel;
  • data de vencimento de parcelas;
  • valor do sinal, entre outras informações.

Lembre-se de que o contrato é o atestado da sua compra e deve apresentar todas as condições e os detalhes com os quais você concordou.

Se preferir, consulte um profissional do mercado imobiliário para verificar essas informações. Os corretores credenciados, registrados no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), são os profissionais mais indicados para que você assine um contrato seguro e faça uma boa compra.

Agora que você sabe como ficar atento a um contrato de compra de imóvel, assine nossa newsletter. Você receberá todos os nossos conteúdos e poderá garantir ótimas transações com a tranquilidade que sempre sonhou!